Notícias | Esportes

Parceria com empresa privada leva atletas de Jiu-jítsu de Varginha à competição internacional

Thallita Mesquita / Varginha Online | 02/03/2024 - 17:44:21
(Foto: Divulgação)

Três atletas de Jiu-jítsu da academia Vision de Varginha, estão participando neste final de semana do campeonato “Curitiba Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu”, em Curitiba, graças ao apoio da empresa Alcob por meio do projeto de “Bolsa Atleta” em parceria com Instituto Lutar.

Os atletas Aléxia Arantes, de 20 anos, Julio Arantes, 24 anos e João Vitor Souza, também de 20 anos, recebem uma ajuda de custo mensal que auxilia nos gastos esportivos, como taxas de inscrição em competições, equipamentos esportivos, treinamento especializado e despesas de viagem para eventos esportivos nacionais e internacionais.
Para Aléxia Arantes, faixa preta na categoria adulta meio pesado, o apoio de empresas privadas demonstra uma valorização do trabalho dos atletas e funciona como motivação.
“Muitas pessoas, inclusive pessoas próximas a mim, não enxergam isso como um trabalho, uma profissão. Não veem nosso esforço diário e aí a gente não tem incentivo. A Alcob conseguiu visualizar o lado humano e social que o esporte proporciona” relatou a competidora.
Para além de motivação, a parceria possibilita oportunidade em um meio que, na maioria das vezes, é difícil de conciliar com um segundo emprego e isso faz com que muita gente desista.
“Nós atletas sabemos o quanto é difícil conciliar a vida de atleta com a vida pessoal, principalmente na área financeira e as parcerias tornam tudo mais fácil”, disse Júlio Arantes, também faixa preta de jiu-jitsu.
Muitas vezes a falta de condições é um impedimento para seguir carreira, para conseguir participar de competições no Brasil e no mundo a fora e para seguir um sonho. Por isso o patrocínio de atletas é uma ação importante no esporte. Cada vez mais Projetos Sociais são criados e empresas parceiras “apadrinham” atletas e os proporcionam uma chance.
Ser atleta é seguir um sonho, mas um sonho que na maioria das vezes não traz retorno financeiro imediato. Exige investimento na carreira pensando a longo prazo e a parceria entre empresas privadas e instituições esportivas alimenta esse sonho.
Rodrigo Carvalho, professor no Instituto Lutar, diz que os projetos sociais proporcionam a superação de desafios aos atletas. “A dedicação dos nossos atletas profissionais é muito no tatame. Eles passam todos os dias de 6 a 8 horas no tatame e não tem uma renda. O que eles conseguem é o patrocínio picado, vendem rifas, vendem kimono e é assim que eles fazem para conseguir sempre estar competindo”, disse Rodrigo em entrevista.
Para Klaus Petrin Ferreira, diretor da empresa patrocinadora, Alcob, essa iniciativa representa um compromisso significativo com o desenvolvimento da região.
"Diversos atletas ficam pelo caminho por falta de condições e, conhecendo o potencial destes jovens, buscamos de alguma forma auxiliá-los em sua jornada”, disse o diretor.
Outros dois jovens, Miguel Pereira, de 15 anos e Kevin Freitas, de 16 anos, ambos faixa azul, também participarão do campeonato internacional com as despesas todas pagas, graças ao incentivo e parceria entre instituição esportiva e empresa privada.

O Instituto Lutar

O Instituto Lutar, Projeto Social criado há 13 anos pelo professor Rodrigo Carvalho, trabalha com crianças e adolescentes em duas fases. A de iniciação ao esporte e a de profissionalização, em que há o treino de competição.
Hoje, o Instituto também ajuda na inserção do atleta na universidade, mediante bolsa de estudo e parceria com a o Grupo Unis. Atualmente 2 atletas têm os estudos totalmente custeados pelo Instituto, com o apoio da universidade.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)