Notícias | Regional

Vice-prefeito de Itajubá é preso por corrupção

Thallita Mesquita / Varginha Online | 21/02/2024 - 15:45:29
(Foto: Reprodução/Facebook)
Duas operações contra corrupção foram deflagradas na manhã desta terça-feira (20) em Itajubá e resultaram na prisão do atual secretário Municipal de saúde e vice-prefeito, Nilo Baracho.
As operações, denominadas Transfusão e Sepulcro Caiado, possuem investigações distintas, mas um núcleo comum e ambas têm ligação com o vice-prefeito de Itajubá, que também ocupa o cargo de secretário Municipal de Saúde.
Ao todo, 10 mandados de prisão, sendo 04 preventivas e 06 temporárias e 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Além de Itajubá, as operações cobrem as cidades de Campos do Jordão e São José dos Campos, ambas em São Paulo.
Entre os presos estão o vice-prefeito, Nilo Baracho, quatro administradores do Hospital de Clínicas de Itajubá e um empresário.
De acordo com a Polícia Civil, além das prisões também foram apreendidos dinheiro, jóias, celulares, veículos e documentos.
A Polícia Militar também integrou a força tarefa. 

Foto: Divulgação/MP

Operação Transfusão, realizada pelo Ministério Público de Minas

De acordo com o MP, a operação Transfusão investiga desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas de Itajubá, realizado por alguns administradores, em favor do atual secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito de Itajubá. A denúncia resultou na descoberta de crimes de organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e um delito de lavagem de valores.

Foto: Divulgação/MP

Operação Sepulcro Caiado, realizada pela Polícia Civil

Já a operação Sepulcro Caiado investiga a prática de desvio de recursos públicos por meio do superfaturamento de serviços de manutenção da frota veicular das Secretarias de Saúde, Educação e de Obras de Itajubá.
Conforme apurado até o momento, o município realizava pagamentos de serviços de mecânica que não eram de fato realizados, através, principalmente, da falsa inserção de notas fiscais de peças nunca utilizadas nos veículos. Em contrapartida, agentes públicos recebiam valores para que os desvios pudessem ocorrer. Dentre eles, o atual secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito de Itajubá.

Foto: Divulgação/MP

Notas oficiais

Prefeitura de Itajubá
Por meio de nota, a prefeitura informou que "segue à disposição para colaborar com quaisquer investigações que apurem irregularidades. A prefeitura conta com a imparcialidade dos investigadores para prosseguir com o trabalho sério desenvolvido nos três últimos anos".
Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas de Itajubá usou as redes sociais para esclarecer à população que as recentes notícias não irão interferir na qualidade do atendimento e do planejamento estratégico que vêm sendo desenvolvidos e que o Corpo Clínico e demais colaboradores acreditam na ação da justiça e no breve esclarecimento dos fatos. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)