Notícias | Regional

Carnaval deve movimentar bares e restaurantes do Sul de Minas

Com assessoria | 30/01/2024 - 14:25:29
(Foto: Divulgação)
Pesquisa da Abrasel aponta que 77% dos estabelecimentos abrirão durante a festa e esperam aumento de faturamento de 17% em relação a 2023.
Uma pesquisa realizada pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com empresários do setor no Sul de Minas, aponta que 77% dos estabelecimentos abrirão durante o Carnaval. Desses, 94% esperam ter aumento de faturamento, 4% devem faturar o mesmo e apenas 2% avaliam faturar menos do que o Carnaval passado. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 17%. Em relação a um fim de semana normal, o aumento esperado é de 22% em média.
Para o presidente da Abrasel e da Associação Comercial de Varginha, André Yuki, a expectativa é positiva. "A região conta com diversas cidades que são conhecidas por suas festividades carnavalescas animadas e tradicionais que contam com desfiles, blocos de rua, shows, bailes e muita animação. Já para os turistas que querem fugir das grandes aglomerações populares, procuram opções tranquilas e familiares, para aproveitar as belezas naturais da região, como cachoeiras, trilhas, montanhas e o Lago de Furnas, todas com paisagens deslumbrantes que são os destinos das pessoas que querem se desligar do agito", afirma.
O levantamento também apontou que 33% dos estabelecimentos que vão abrir no carnaval dizem que a data é extremamente importante/muito importante no faturamento. Para 24% é mais ou menos importante, para 25% é pouco importante e 18% dizem que impacto não é importante.
Em relação aos resultados de dezembro de 2023, a pesquisa mostrou que 8% dos estabelecimentos tiveram prejuízo, 38% ficaram em equilíbrio e 54% tiveram lucro. O endividamento também foi apontado como um problema para o setor, com 32% das empresas tendo dívidas em atraso. Dessas, 71% devem impostos federais, 52% impostos estaduais, 43% empréstimos bancários, 28% encargos trabalhistas e previdenciários, 24% serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 23% taxas municipais, 14% devem a fornecedores de insumos e 14% estão com o aluguel atrasado.
*Na pergunta sobre o endividamento, o participante podia marcar mais de uma opção.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)