Notícias | Geral

Especialistas dizem que Brasil não tem infraestrutura para enfrentar novas ondas de calor

Larissa Moura / Varginha Online | 02/01/2024 - 06:46:23
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

Em 2023, o Brasil enfrentou nove ondas de calor que devem continuar em 2024. Porém, o problema é que a infraestrutura do país não está preparada para isso, segundo especialistas ouvidos pela DW. 

As novas ondas de calor devem acontecer neste primeiro semestre de 2024, no verão. O calor extremo atingirá principalmente o Sudeste e Centro-Oeste, também devem causar secas no Nordeste e chuvas e inundações na região Sul. 
Segundo a Diretora-executiva do Instituto do Clima e Ciência (ICS), Maria Netto, em entrevista para o Clima Tempo, que os fenômenos com maior frequência e intensidade são uma novidade. Sendo que o Brasil não tinha uma visão clara sobre como financiar a adaptação da infraestrutura e economia a esses eventos climáticos. 
"Carecemos de instrumentos financeiros, análise paramétrica de riscos e análise fiscal mais profunda sobre custos econômicos que resultem em mecanismos ágeis de compartilhamento de riscos e respostas rápidas aos eventos do clima", disse Maria Neto.
Mesmo não tendo preparado uma infraestrutura, o governo já está ciente do problema e já existe estudos setoriais para promover a adaptação, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), segundo a Diretora-executiva do ICS.
Além disso, outros especialistas também reforçam a a necessidade de combater a evolução do efeito estufa. "As soluções para resolver o problema a gente sabe: acabar com os combustíveis fósseis e com o desmatamento tropical. Parece simples, mas envolve o reordenamento completo da economia mundial", destaca o coordenador de Política Internacional do Observatório do Clima, Claudio Angelo.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)