Notícias | Geral

Abrasel no Sul de Minas esteve presente na posse da primeira presidente mulher da Abrasel em Minas Gerais

Ana Luísa Alves | 03/11/2023 - 16:41:35
(Foto: Divulgação)
Na última quarta-feira (01/11), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais realizou a posse do seu novo conselho para o triênio 2023/26, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A sócia-proprietária do famoso Bolão Santa Tereza, da capital mineira, Karla Rocha é a primeira mulher a assumir a presidência da Abrasel em Minas Gerais em 36 anos de história.
O presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki e sua diretora executiva, Ana Luísa Alves, estiveram presentes na solenidade, que contou com a presença dos demais presidentes das regionais, conselheiros, executivos, autoridades e demais convidados e representantes do setor.
De acordo com André Yuki, a posse da nova presidente é uma conquista histórica e um marco importante para a representatividade da Abrasel em todo o estado, onde a gastronomia mineira possui uma diversidade na cultura, turismo, economia e desenvolvimento social. “Parabéns querida Karla! É a sua vez de escrever essa história, pois você representa tão bem o setor, tanto que está à frente da terceira geração do Bolão Santa Teresa, que passou e superou todas as dificuldades do setor”, parabenizou.
O presidente da Abrasel no Sul de Minas agradeceu ao Matheus Daniel (Casa da China) e Oswaldo Júnior (Boca do Forno), pelo valioso trabalho que desempenharam durante os seus mandatos como presidentes da Abrasel em Minas Gerais. 
“Pude testemunhar o compromisso dos dois amigos inabaláveis em fortalecer e promover a indústria de bares e restaurantes em nosso estado. Uma prova disso é o crescimento significativo de associados em nosso estado, com mais de 300% de aumento. Que a nova gestão de conselheiros, com a fusão do tradicional e da modernidade, reforcem cada vez mais os trabalhos realizados pela nossa entidade, contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver”, ressaltou André Yuki.
A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, esteve presente na solenidade e enfatizou que a posse da nova presidente é um marco importante para a instituição, pois a representatividade feminina, reconhecida pela Abrasel em Minas Gerais, mostra a maturidade do trabalho da associação. 
 “O segmento de alimentação fora do lar desempenha um papel fundamental na nossa sociedade, contribuindo para a economia, quando representa a voz de mais de 130 mil empresas no estado, que juntas empregam mais de 800 mil pessoas, movimentando aproximadamente R$ 28 bilhões a cada ano. Só na região metropolitana de Belo Horizonte, são 29 mil empresas e 135 mil empregos que movimentam anualmente R$ 4,5 bilhões, além de contribuir para o enriquecimento da vida cultural e social de Minas Gerais, promovendo a celebração de nossa gastronomia e dos encontros”, explicou a secretária.
Ainda segundo Josiane de Souza, a parceria virtuosa e estratégica entre a Abrasel-MG e a Secult, contribui para a promoção da Cozinha Mineira, o Patrimônio Histórico Imaterial do estado. “A riqueza cultural de nossa cozinha conta nossa história, que tem raízes na agricultura familiar e na vivência nas casas mineiras e também nas empresas do segmento. É o café, são os modos de fazer o nosso queijo, tudo conta de onde viemos e preserva nossa cultura alimentar”, afirmou.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais dará continuidade a todas as parcerias já celebradas e estão prontos para juntos à Abrasel, ampliar a atuação conjunta. “Nossos votos de que seja uma gestão promissora e que continue no caminho do desenvolvimento e fortalecimento do setor”, concluiu a secretária.
Karla Rocha destacou durante seu mandado, ela e seus 15 conselheiros pretendem priorizar três pilares que acreditam serem fundamentais: representatividade, capacitação e inovação. “Assumir a presidência da Abrasel-MG é uma empreitada empolgante e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Nesses tempos de incertezas e mudanças constantes, é essencial que nós, como líderes do setor de alimentos e bebidas, nos unamos em prol do bem comum e da defesa dos interesses de nossos associados”, disse. 
De acordo com a nova presidente, a missão será assegurar que a Abrasel-MG seja um espaço inclusivo, onde todos os associados são representados de forma justa e igualitária. Além disso, buscarão promover capacitações e treinamentos para que os membros possam aprimorar suas habilidades e se adaptarem aos novos formatos do mercado. Por fim, irão incentivar a inovação, construindo soluções criativas e tecnológicas que possibilitem enfrentar os desafios da atualidade. 
Outra meta do conselho será fomentar a responsabilidade social no setor através de uma série de projetos sociais usando ferramentas que estão ao alcance dos empresários. “A venda dos lacres de latinhas de alumínio para fábricas de reciclagem e a posterior utilização da verba na compra de materiais para ONGs e instituições sociais, é algo que sempre me interessou. Imagine só quantas centenas de milhares de pessoas podem ser beneficiadas com um simples objeto que passa por nossas mãos diariamente? Fazemos parte de um grupo imenso, que gera empregos e movimenta a economia do país. Temos que nos atentar a não apenas produzir e gerar riquezas, como também promover mudanças e impactos relevantes para o bem da sociedade”, primou.
A dirigente ainda reforça que se reunirá com os membros do conselho para traçar as necessidades imediatas do segmento e entender as especificidades de cada área, optando sempre por uma gestão participativa, pois a Abrasel está diante de uma cadeia bastante heterogênea de negócios, como bares, restaurantes, bufês, lanchonetes, padarias e outros tantos modelos de empresas, cada uma com suas particularidades.
“Tenho plena consciência de que os desafios são muitos, mas estou confiante de que, junto de todos os colegas e amigos, lutaremos para superá-los. Agradeço a confiança depositada em mim e asseguro que estarei dedicada integralmente aos propósitos da entidade. Unidos, afinal ninguém faz nada sozinho, temos a certeza de que poderemos alcançar grandes resultados e fortalecer a nossa indústria como um todo”, concluiu Karla.

André Yuki, Karla Rocha e Ana Luísa Alves. (Foto: @alessandrofotografo)

Conselho Triênio 2023/2026

Conselho Administrativo 

Karla Rocha – Restaurante Bolão 
Lucas Ribeiro – Fantasy Bar e Jogos 
Fernanda Beggiato – Beggiato Restaurante 
Fabiano Machado – Isto e Aquilo
Alexsandra Nonaka – Ásia Emporium 
Dannilo Sacramento – Sacramento 
Fernanda Cardoso -  X Tudo Sanduíches 
Suplentes 
Saulo Vidigal – Saboreando Restaurante 
Flávia Baltazar – Bar Baltazar
Luiz Cláudio Nunes Cuca Libre Pizzas 

Conselho Fiscal 

Fabrício de Paula – Boi Vitório 
Túlio Montenegro – Chef Túlio 
Adélcio Castro – Boi Vindo 
Suplentes 
Oswaldo Júnior – Boca do Forno 
Flávio Trombino – Xapuri 
Márcia Nunes – Dona Lucinha

Paulo Nonaka (presidente do Conselho Administrativo da Abrasel Nacional), Márcia (Bolão Santa Teresa), Karla Rocha (presidente da Abrasel em Minas Gerais), Paulo Solmucci (presidente executivo da Abrasel Nacional), Ana Luísa Alves (diretora executiva da Abrasel no Sul de Minas), André Yuki (presidente da Abrasel no Sul de Minas) e Marília Lopes. (Foto: @alessandrofotografo)
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)