Notícias | Educação

Mobilização nacional foi realizada em defesa do Sesc e do Senac

Larissa Moura / Varginha Online | 17/05/2023 - 15:27:25
(Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (16), foram realizados atos públicos simultâneos em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) por todo o País, incluindo Varginha. O chamado Dia S reuniu colaboradores do Sistema Comércio, usuários, alunos e professores. Durante a manifestação, ainda foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur.

Foto: Divulgação 

O projeto de lei, que será votado no Senado Federal nesta quarta-feira (17), retira recursos destinados a projetos voltados para educação, cultura, assistência social e atendimentos médicos gratuitos e repassa para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) promover o turismo nacional no exterior.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o objetivo da manifestação é reforçar junto à sociedade sobre prejuízos causados pelo projeto de lei e defender que seja encontrada outra solução para os recursos destinados à divulgação do turismo no exterior. 

Foto: Divulgação 
 
"Por lei, todos os recursos de Sesc e Senac devem financiar programas de bem-estar social aos comerciários e suas famílias, além de criar e administrar escolas de aprendizagem comercial e cursos práticos, de formação continuada ou de especialização para os empregados do comércio. Se entrar em vigor, a nova legislação é inconstitucional e fere inúmeras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinam que essas verbas não são públicas, já que as contribuições dos grandes empresários do setor terciário devem ser destinadas exclusivamente para essas finalidades. "
Ainda segundo a CNC, os cortes podem encerrar atividades em mais de 100 municípios e mais de R$ 260 milhões deixarão de ser investidos em atendimentos gratuitos, incluindo exames clínicos e odontológicos. Além de demissões de mais de 3,6 mil trabalhadores, redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil, fechamento de 7,7 mil matrículas em educação básica e 31 mil em ensino profissionalizante, entre outros prejuízos que serão sofridos diretamente pela população atendida.

Foto: Divulgação 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)