Notícias | Cidades

Empreendedor aos 16, Bernardo Pala precisou superar morte da mãe e julgamentos pela idade para erguer loja fenômeno na internet

Vinícius Ramos / Varginha Online | 16/12/2022 - 11:50:02
Bernardo Pala criou a RJ Imports aos 16 anos. (Foto: Vinícius Ramos/Varginha Online)

Muitos brasileiros sonham em um dia ter o próprio negócio, não é mesmo? Esse também era o objetivo do varginhense Bernardo Lourenço Pala, de 20 anos, que conseguiu superar dificuldades, como o falecimento da mãe, para criar a RJ Imports, ainda aos 16.

Hoje a marca é sucesso de vendas na loja física, no centro de Varginha, e também é um fenômeno no digital. São mais de 50 mil seguidores só no Instagram. Com produtos voltados ao público jovem, a loja já conquistou clientes de várias partes do Brasil e do exterior.
“Devagarzinho a gente foi conseguindo, graças às redes sociais, ao pessoal que abraçou a loja desde o começo, [...]. A persistência foi a chave que fez a gente chegar onde a gente está hoje, em um dos pontos mais cobiçados do centro da cidade de Varginha”, disse Bernardo.

Confira a entrevista!

Início inspirado na mãe

O talento de Bernardo vem do berço. A maior inspiração dele é a mãe, que faleceu em 2019, aos 48 anos. Eliane Aparecida Lourenço trabalhava como vendedora e, em 2014, criou a própria loja, a Eliane Bolsas, na rua Rio de Janeiro, onde o garoto sempre a acompanhava.
Tanto que a primeira venda do jovem empreendedor foi aos 13 anos, na própria loja, mesmo não entendendo muito sobre artigos femininos. Após o falecimento de Eliane, Bernardo assumiu o ponto, mesmo se vendo frente a várias dificuldades, como julgamentos pela idade. 

Bernardo sempre acompanhava a mãe, dona de loja, que faleceu em 2019. Foto: Arquivo Pessoal
Ele não tratou isso como empecilho e, graças à persistência, conseguiu se reerguer e fundar a RJ Imports no mesmo endereço. Com pouca visibilidade no início, o garoto precisou se empenhar no marketing “boca a boca” pela vizinhança e também na escola. 
“Estava tudo pronto pra eu desistir, pra eu entregar a loja e seguir a vida “comum”, de entregar currículo, ser funcionário. Mas aí eu consegui, graças a Deus e as várias pessoas que me ajudaram, consegui empreender e criar a RJ Imports”, disse o empreendedor.

A RJ Imports só cresce

A loja foi inaugurada ainda em 2019 e logo se tornou o ponto de referência dos jovens varginhenses ao buscarem pelas peças mais usadas no momento. Com apenas três anos, o local ficou pequeno e houve a necessidade de mudança.
Prezando pelo maior conforto dos clientes, que faziam filas do lado de fora da loja antiga, em novembro deste ano a RJ Imports mudou para um local maior. Agora a “loja referência” está na rua Delfim Moreira, 481, também no centro, bem próximo ao Calçadão.
“Demoramos para mudar, estava fazendo fila, estava difícil de atender o pessoal, [...]. Temos clientes em todos os bairros, então o pessoal aqui da cidade apoiou nós, acolheu a gente e agora com esse espaço maior ficou melhor para atender a galera”, lembra.

O sucesso nas redes sociais

A RJ Imports se tornou um fenômeno na internet: são 54 mil seguidores no Instagram. Segundo Bernardo, isso se deu pela forma descontraída da página, onde ele preza pela proximidade aos clientes, inclusive postando fotos com todos que passam pela loja.
“Acho que o boom veio exatamente no instagram, principalmente depois que eu comecei a aparecer nos vídeos, [...]. Nos últimos três anos conseguimos 54 mil seguidores, que é uma quantidade bacana de pessoas que nos apoia”, enfatiza.
Isso atraiu compradores de vários estados do Brasil e outros países do mundo, como Estados Unidos e Inglaterra. Influenciadores e artistas também já receberam produtos da loja varginhense, motivo de orgulho de Bernardo, que deixa tudo registrado nas redes sociais.

A RJ Imports conta com mais de 50 mil seguidores no Instagram. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O sonho não para por aí

Ainda segundo o empreendedor, o sonho não para por aí. Novos projetos estão sendo trabalhados para 2023, como a expansão para outros negócios, novas lojas físicas e até mesmo um site. As redes sociais seguem sendo as maiores aliadas.
“Tenho uma projeção futura bem digital. Creio eu que em um breve futuro, um site, [...]. Para um longo prazo, a gente pensa em expandir, abrir outras lojas físicas. A RJ Imports já mostrou que não é uma loja qualquer, a gente já mostrou que somos abençoados”, disse.
Pensando nisso e lembrando de toda a trajetória que percorreu, Bernardo finaliza com um conselho a quem quer empreender. Segundo o varginhense, a idade não é uma barreira e a persistência deve sempre estar na frente.
“Independente da idade vai ter pessoas negativas que vão aparecer, mas também vão ter aquelas que vão te abraçar e vão apoiar a sua ideia. E se não tiver ninguém, continua, tenta,e persistência. Persistência e Deus na frente. Esse é o meu conselho”, finaliza Bernardo.

Em novembro, Bernardo completou 20 anos e inaugurou a nova loja. Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)