Notícias | Eleições 2024

Eleições 2022: Saiba quem não poderá votar

Larissa Moura / Varginha Online | 23/09/2022 - 15:33:41
(Foto: Agência Brasil)

No próximo dia 2 de outubro, serão realizadas as Eleições 2022 para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república. O voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado, nascido no país ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos. Mas algumas pessoas podem ser impedidas de votar ou o voto pode ser facultativo em casos específicos. Confira. 

O voto pode ser facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. E as pessoas podem ser impedidas de exercer o direito ao voto se estiverem em situação desregular com a justiça eleitoral, como dívidas por não ter justificado o voto, ou não ter tirado o título de eleitor. 
Além disso, eleitores fora da cidade em que votam e que não fizeram o pedido de voto em trânsito no prazo definido pela Justiça Eleitoral, não podem votar. Nesse caso, poderão apenas justificar a ausência, pelo aplicativo e-Título (Android e iOS) ou pessoalmente, em algum local de votação nos dias de eleição.
Aqueles com domicílio eleitoral no exterior, na Zona Eleitoral ZZ, podem votar apenas para as eleições presidenciais. Em caso de ausência ou se o título ainda estiver vinculado a uma zona eleitoral do Brasil, a falta deve ser justificada.
Para saber a situação do título e ver se está apto a votar é simples: basta conferir no site do Tribunal Superior Eleitoral clicando no menu “Situação eleitoral” ou pelo aplicativo e-Título.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)