Notícias | Geral

Qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade?

Da redação | 13/07/2022 - 17:46:10
(Foto: Pixabay)

Você sabe qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade? Se você respondeu não a essa pergunta, esse artigo foi feito para você.

A aposentadoria por idade é concedido aos contribuintes do INSS. Ou seja, não é possível ter acesso a esse benefício sem pagar a contribuição e ter os requisitos necessários. 
Então, quando o contribuinte precisa se aposentar, é chegada a hora de fazer a comprovação de que o segurado tem esse direito. Caso contrário, a aposentadoria não será concedida.
Acompanhe. 

Saiba qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade 

Em primeiro lugar, você deve saber que a documentação necessária varia conforme o tipo de contribuinte que você é. Já que cada categoria de contribuição do INSS tem regras próprias.
Além disso, o momento quando o contribuinte pode pedir a aposentadoria por idade também muda conforme a regra aplicada. Afinal, existem:
  • As regras para aposentadoria antes da reforma da Previdência:
  • Regras de transição:
  • E as regras para aposentadoria segundo a nova reforma da Previdência.
Homens e mulheres também possuem idades diferentes para se aposentar. E segundo as novas regras de aposentadoria, também possuem tempo de contribuição distintos.
Na prática, isso significa que o contribuinte deve ter atenção especial antes de requisitar a aposentadoria. Pois, é comum que os segurados fiquem confusos com tantas regras a seguir.

Então, qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade?

A documentação necessária para pedir a aposentadoria por idade comprova o seu direito como segurado ao benefício. Então, preste atenção, já que você vai precisar apresentar:
  • Um documento de identificação que tenha foto, preferencialmente seu RG;
  • O número do Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Seu extrato previdenciário CNIS;
  • A sua carteira de trabalho;
  • Documentos que comprovem o pagamento das parcelas ao INSS, como o carnê de contribuição, holerites e etc.
Não se esqueça, que apesar do informe da Previdência, a documentação exigida não mudou. E, caso falte qualquer documento, você pode não conseguir se aposentar por idade.

E qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade no caso de segurados especiais?

Os segurados especiais possuem um regime diferenciado de Previdência. Por que, não podem se aposentar por tempo de contribuição?
Nesse caso, o segurado deve apresentar toda a documentação exigida no item anterior. Acrescida de uma autodeclaração para comprovar a sua categoria de segurado especial.
De acordo com o Jur Blog, portal de assuntos jurídicos, para fazer essa autodeclaração o segurado deve ter um comprovante válido. Por exemplo, um documento de arrendamento ou declarações do sindicato da categoria.
Não é aconselhável dar entrada na sua aposentadoria sem ter esses documentos que comprovem que você é segurado especial. Afinal, o INSS pode questionar o seu status e exigir documentos adicionais.

Podem ser exigidos outros documentos?

Vai ser uma dúvida importante para quem questiona qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade. Por que o INSS pode requisitar alguns documentos adicionais.
Por exemplo, pode ser necessário apresentar um comprovante de residência. Os homens podem ter de apresentar ainda a certidão de Reservista.
Além disso, o servidor público pode precisar apresentar a Certidão de Tempo de Contribuição, CTC. Pois, esse documento é necessário caso o servidor queira acrescentar seu tempo de serviço no tempo de contribuição para a aposentadoria.

Dicas finais 

Antes de solicitar a aposentadoria por idade, verifique se você possui todos os documentos necessários. Ou, se é preciso providenciar algo que está faltando.
Se achar necessário, você também pode se consultar com um advogado da área previdenciária. E até mesmo requisitar os serviços dele para cuidar do seu processo de aposentadoria.
Então, agora você já sabe qual a documentação necessária para pedir aposentadoria por idade. Dúvidas? Comente!  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)