Notícias | Saúde

Chegada do outono favorece doenças respiratórios; médico explica a importância da vacinação contra Influenza

Larissa Moura / Varginha Online | 28/03/2022 - 14:30:20
(Foto: Pixabay)


O outono começou no dia 20 de março e já trouxe a primeira massa de ar frio. Além do frio, a estação é marcada pelo ar seco que favorece as doenças respiratórias. A principal delas é a gripe, que como se já não bastasse, ainda há a cepa Darwin (H3N2) da Influenza A, que no ano passado provocou o aumento de casos graves por todo o país. O médico infectologista Luiz Carlos Coelho explica o porquê do aumento das doenças respiratórias neste período. 

“No outono nós já começamos com o risco mais ampliado para as doenças respiratórias. Temos a circulação do novo coronavírus, com a variante ômicron, e também outros vírus. O motivo principal é que neste período, nós começamos uma fase de altas amplitudes térmicas, onde nós temos dias quentes e noites frias com ar seco. Com isso, o clima seco favorece para que as partículas fiquem dispersas no ar, ocorrendo a transmissão respiratória pela inalação do ar mais seco. Sendo que a estação de outono e inverno ampliam esse risco.”, disse ele.
O médico também explica sobre a importância da vacinação da Influenza que começa a ser realizada no dia 4 de abril, em todo país. “A preocupação anual é inclusive com os vírus da influenza, por isso temos a Campanha de Vacinação contra Gripe que já começa no próximo mês, e é fundamental para reduzir o risco de doenças respiratórias aguda grave, que ainda acontecem. 
A Vacinação da gripe em 2022, contemplará também a cepa H3N2 onde primeiramente serão vacinadas as pessoas do grupo de risco. De acordo com o médico Luiz Carlos, as pessoas devem ficar atentas aos cronogramas da vacinação, principalmente quem é do grupo de risco, que são os primeiros a receberem a vacina. 
“As doenças preveníveis por vacinas passam a figurar com uma tranquilidade um pouco maior, porque conseguem proteger a população em geral, com um grupo menor vulnerável para as complicações das síndromes gripais.” finalizou o médico.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)