Notícias | Tecnologia

388 invasões de perfis no Instagram foram registrados em janeiro de 2022 em Minas Gerais

Larissa Moura / Varginha Online | 08/02/2022 - 11:27:33
(Foto: MPMG/divulgação)

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram registrados apenas em janeiro de 2022, 388 ocorrências de acessos em perfis no instagram seguidos de golpes em Minas Gerais. Esse número é quase 4 vezes maior do que a média do segundo semestre de 2021, que foi de 104 casos por mês. O levantamento foi realizado pela Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPMG (Coeciber).

Segundo o coordenador da Coeciber, promotor de Justiça Mauro Ellovitch, os criminosos enviam uma mensagem pelo “direct” do Instagram, por Whatsapp, por SMS ou por e-mail, geralmente com ofertas ou prêmios. Como mensagens de descontos em restaurantes ou hospedagem, ofertas de milhas em passagens aéreas, oferecimento de verificação de conta para “influencers” e outros tipos de promoções. Junto com a mensagem, os criminosos enviam um link que fornece o acesso aos dados do titular da conta ou eles pedem que a própria vítima forneça os dados através de uma mensagem que ela receberá por SMS, sendo este o código de recuperação de senha da conta do Instagram.  
Já com o controle da conta da vítima, os criminosos passam a postar ofertas de produtos e serviços, por valor abaixo do preço de mercado. Nas postagens, eles se passam pelo usuário da conta e escrevem que estão vendendo mais barato porque precisam se desfazer dos bens ou que se trata de uma grande liquidação. 
Ainda segundo o coordenador, o alerta à população neste momento é fundamental, já que o crime está aumentando e causando prejuízos às pessoas, além de algumas sofrerem ameaças e chantagens dos criminosos. 

Como se proteger 

  • Não clique em links de ofertas, prêmios ou cadastros, recebidos por “direct” do Instagram, por Whatsapp, por SMS ou por e-mail. Esses links podem conter programas maliciosos para obter dados e senhas de quem clicou. 
  • Não forneça dados pessoais em conversas com desconhecidos por redes sociais, nem encaminhe mensagens recebidas por SMS. Com os dados fornecidos pela vítima, os criminosos vão tentar entrar na sua conta do Instagram e clicar na opção “esqueceu a senha?”. O Instagram então irá enviar um código para recuperação para o telefone da vítima por SMS. Os infratores dizem que esse é um código para a promoção. Quando a vítima lhes envia o SMS ou o código, os golpistas conseguem o acesso à conta. 
  • Ative a verificação em duas etapas em sua conta no Instagram, optando preferencialmente pelo uso de aplicativos de autenticação (como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou Lass Pass Authenticator) ao invés do envio de SMS.
  • Não deixe o número de telefone vinculado ao aplicativo Instagram, preferindo deixar e-mail ou data de aniversário nas informações de cadastro. 
  • Desconfie de ofertas extremamente atrativas no Instagram, especialmente se feitas em perfis que não costumavam vender nada antes. Se o valor da oferta é bem abaixo do preço de mercado ou é veiculado em perfis de pessoas físicas ou que não têm histórico de vendas no Instagram, há grandes chances de se tratar de golpe. 
  • Não faça pagamento do produto ofertado mediante depósito ou Pix para terceiros. Se ainda havia dúvidas de que a oferta poderia ser falsa, o método de pagamento costuma confirmar que se trata de golpe. 
  • Alerte parentes e familiares, especialmente os mais idosos, sobre como esse tipo de crime ocorre e orientando-os a adotar os cuidados acima.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)