Notícias | Cidades

Com atuação do GEPAR, PM aponta redução da criminalidade nos bairros Carvalhos, Novo Tempo e Cruzeiro do Sul em Varginha

Da redação | 05/11/2021 - 13:39:27
(Foto: Divulgação PM)

Em 2002, foi criado pela Polícia Militar em Minas Gerais o Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (GEPAR). O grupo tem como principal diferencial a forma permanente de atuação no território. Em Varginha, a ação está ativa desde outubro de 2018, em três bairros da cidade.

"São desenvolvidas ações preventivas e táticas de policiamento comunitário e de repressão qualificada nas áreas de risco, como também mobilização social da comunidade local para evitar que um quadro de violência se instale ou evolua", informou a PM.

Foto: Divulgação PM

Atuação em Varginha

O GEPAR foi criado em Varginha ainda em outubro de 2018. Desde então, o Grupo atua nos bairros Carvalhos, Cruzeiro de Sul e Novo Tempo, diante das demandas de segurança e situação de grande vulnerabilidade social que surgem no local. 
Desde a implantação do GEPAR nesses três bairros, a PM notou que em pouco tempo houve uma diminuição da sensação de insegurança e vulnerabilidade, como também houve uma significativa redução dos índices de criminalidade.

Foto: Divulgação PM
Segundo dados levantados pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, entre janeiro e agosto de 2021, foram registrados 2.378 delitos em Varginha, entre ameaça, vias de fato/agressão, lesão corporal, homicídio, furto e tráfico de drogas.
Enquanto isso, nos bairros Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo, foram realizados 110 registros, o que representa 4,62% em relação ao total de crimes ocorridos em Varginha, neste período. 

Foto: Divulgação PM
"Portanto, pode-se concluir a partir dos resultados positivos desde a implantação do GEPAR em Varginha, que o esse serviço contribui bastante para a promoção de segurança e prevenção de crimes na cidade. É a PMMG semeando cidadania estando próximo à comunidade", enfatizou a PM.

Missão do Grupo Especial

O GEPAR apresenta uma atuação estratégica, pontual e direta, para garantir e, se necessário, reestabelecer a ordem pública. Ao proporcionar visitas rotineiras, mais segurança e aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade, o GEPAR mostra-se eficiente e eficaz para suprir as demandas de serviços de segurança pública nos objetivos aos quais se propõe. Em resumo, a missão do GEPAR pode ser definida em dois eixos:

Foto: Divulgação PM
Geral: executar o policiamento ostensivo na área de risco onde a taxa de homicídio, o tráfico de drogas, a circulação de armas de fogo e a delinquência infanto-juvenil evoluam para um quadro de descontrole social, devidamente constatado por meio de estudos técnicos, onde possa emergir foco de associação delituosa (crime organizado) que desestabilize o ambiente seguro. 
Particular: executar o policiamento comunitário na área de risco, visando prevenir e resolver, com a  participação  da  comunidade,  problemas  locais relacionados ao crime, medo do crime e desordem pública; fomentar a mobilização social para promover a cultura de paz e a construção de um ambiente seguro na área de risco sob sua responsabilidade; combater o crime organizado por meio da repressão qualificada, em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Defesa Social, focalizando ações estratégicas na área de atuação.

Foto: Divulgação PM


Foto: Divulgação PM

Caso haja interesse da população, de uma nova localidade em Varginha, na parceria com o GEPAR, um líder comunitário pode entrar em contato com a 55ª Companhia PM, indo ao local ou ligando no número 3212-5709, a fim de que uma reunião seja agendada.


Foto: Divulgação PM

Foto: Divulgação PM

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)