Notícias | Esportes

Tombense conquista acesso inédito para a Série B do Campeonato Brasileiro; Boa Esporte foi o último clube do interior que disputou a competição

Vinícius Ramos / Varginha Online | 01/11/2021 - 11:01:52
Em 2022, Tombense disputará a Série B do Brasileiro pela primeira vez. (Foto: Victor Souza/Tombense)

Minas Gerais terá um novo representante na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022: o Tombense, de Tombos. A equipe da Zona da Mata mineira conquistou o acesso na tarde do último sábado (30), com uma rodada de antecedência do fim da segunda fase da Série C.

Em seis jogos, o clube conquistou três vitórias, um empate e uma derrota e neste final de semana venceu o Manaus por 2x1, fora de casa, e ficou com a vaga. Um acesso muito comemorado na pequena cidade de Tombos, que tem apenas 8 mil habitantes.
O Tombense é líder do grupo D com 10 pontos e restando apenas uma rodada, já não pode ser ultrapassado pelo próprio Manaus, 3° colocado com 6. Novorizontino, vice-líder com 6, e Ypiranga-RS, 4° com 5, ainda brigarão pela Série B.

Campanha com acesso inédito

Na primeira fase, a Tombense estava no grupo A e de classificou com a vice-liderança, após conquistar 27 pontos em 18 jogos. Foram seis vitórias, nove empates e três derrotas.
O clube-empresa de Tombos chega pela primeira vez à Série B do Brasileirão e é resultado da boa administração do clube que vem colhendo bons frutos. A Tombense foi campeã da Série D em 2014 e no ano passado foi vice-campeã da elite do Mineiro.
A equipe manda os jogos no estádio Antônio Guimarães de Almeida, que tem capacidade para apenas 3 mil torcedores e esse é o único problema que o clube deverá resolver, já que a CBF exige que o estádio do mandante tenha um mínimo de 10 mil lugares.

Estádio do Tombense tem capacidade de apenas 3 mil torcedores. Foto: Divulgação/Tombense

Mineiros do interior na Série B

Em 2022 a Série C pode não ter representantes de Minas Gerais pela primeira vez desde 2008, quando o novo formato com 20 clubes foi implementado. América (campeão em 2009), Ipatinga, Boa Esporte (campeão em 2016) e Tupi já passaram pela competição.
O último clube do interior mineiro que participou da segunda divisão nacional foi o Boa Esporte, rebaixado em 2018 com apenas 30 pontos e no 20º lugar. A Coruja estreou na competição em 2011 e participou por sete vezes.
O Tupi, de Juiz de fora, rebaixado em 2016, e o Ipatinga, rebaixado em 2010, foram os outros dois clubes do interior mineiro que disputaram a competição nesta década. O Villa Nova, de Nova Lima, foi campeão da competição em 1971.

A Ponte Preta venceu o Boa por 1x0, em Campinas-SP, em junho de 2018. Foto: Fabio Leoni/ PontePress
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)