Notícias | Geral

Programa Resenha Cultural recebe Moção de Aplauso na Câmara de Varginha pelo incentivo à cultura e apoio aos artistas

Iago Almeida | 11/08/2021 - 11:45:03
(Foto: Câmara Municipal)
O Programa Resenha Cultural recebeu uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Vereadores de Varginha, na última segunda-feira (09). A proposição foi um pedido do vereador Dandan do Mercadinho, que citou incentivo à cultura local e apoio aos artistas, especialmente durante a Pandemia de Covid-19, como justificativa para pedir a homenagem.
 
O programa
 
O Programa Resenha Cultural foi criado no dia 30 de junho de 2020, através de uma iniciativa dos amigos Enílson Pires dos Santos Júnior (Carioca) e Everton Wilson Ribeiro (Tuquinha) que, em razão da necessidade de fomentar conteúdo para a cultura local, criaram o programa em plena pandemia da Covid-19. O primeiro programa teve como convidados o Professor Flávio Pontes da SEMEL e na canja musical a escola de samba Império da Serrinha.
 
"Diante de inúmeros casos de artistas que estavam passando dificuldades, inclusive em depressão, pela falta de apoio, shows cancelados e eventos, o programa Resenha Cultural veio com o intuito de não deixar a "peteca" cair e promover a cultura em forma de LIVE", afirmou o vereador em sua justificativa.
 
Foto: Câmara Municipal
 
Muitas pessoas, sendo elas artistas, músicos, produtores culturais, advogados, médicos, presidentes de instituições como a OAB (Dr. Alexandre Prado), APAC (Dr. Wagner Roschel), Fundação Cultural de Varginha (Lindon Lopes e Agnaldo Montesso), vereadores de Varginha (Dandan do Mercadinho e Rodrigo Naves), atletas profissionais do UFC (Amanda Ribas) e muitos outros empresários e músicos importantes de Varginha e região abrilhantaram e enriqueceram o programa. Além disso o programa já contou com uma apresentação internacional, diretamente da Suíça (Pipa Brasey), e diversos vídeos enviados por nossos fãs famosos como: Noca da Portela (Escola de Samba da Portela), Xande de Pilares, Darcy Maravilha (Portela), Eliane Faria (compositora e filha do Paulinho da viola) e tantos outros.
 
O grupo alvo do Resenha Cultural é bastante amplo, abrangendo apreciadores da música e da cultura e interessados em experiências únicas e diferenciadas. São abordados assuntos relevantes para a sociedade, assim como temas importantes que contribuam para o desenvolvimento de todos, em especial da cultura sul mineira. Além disso, o grande público do programa compreende todos os níveis sociais, apreciadores e leigos da música brasileira, bem como interessados em experiências culturais e entretenimento.
 
O programa promove a interatividade, falando ao vivo com as pessoas presentes na LIVE e sorteando brindes dos parceiros e apoiadores. "O programa RESENHA CULTURAL é uma espécie de talkshow Live que comumente leva aos espectadores convidados das mais diversas áreas: cultural, esporte, saúde. jornalismo, empresarial, política, educação, entretenimento e lazer, sempre mantendo o formato de entrevista e "canja musical"", afirmam os produtores.
 
O programa também possui o caráter social e educativo, apresentando informações sobre campanhas voltadas à saúde e bem-estar, a exemplo as cores dos meses nas campanhas anuais, campanhas para cuidados com animais e preservação do meio ambiente. Estimulam também a participação e divulgam informações sobre campanhas sociais, como as de arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos e valores para aquisição de remédios, além de discutir e esclarecer a população sobre questões de gênero, raça e credo.
 
Foto: Câmara Municipal
 
O Resenha Cultural está na sua 2ª temporada e já conta com mais de 100 mil visualizações e mais de 160 mil em alcance de público nas duas plataformas que o programa é transmitido: Facebook e Youtube. Recentemente foi criado o Instagram. A LIVE do programa é realizada todas as terças-feiras, às 20h, com 2 horas em média de duração. O Varginha Online retransmite a live pelo Facebook.
 
Importante destacar que no final do ano de 2020 os responsáveis pelo programa organizaram, no Teatro Capitólio em Varginha. uma super LIVE do programa com 6 horas de duração e mais de 9 atrações musicais, sendo 01 das atrações internacional. diretamente da Suíça, a cantora PIPA BRASEY.
 
O programa também foi destaque no quadro "Quarentena do Artista" que vai ao ar todos os sábados na EPTV. O programa foi exibido em quatro praças da emissora: Sul de Minas, São Carlos, Araraquara e Ribeirão preto. atingindo um público de mais de 15 milhões de telespectadores.
 
Produção e Apresentação
 
O Programa é apresentado, produzido e dirigido pelo multi-habilidoso publicitário, radialista, jornalista. produtor Cultural e DJ Enílson Pires dos Santos Júnior, mais conhecido pelo apelido de "Carioca-. que reside em Varginha há 12 anos. Carioca possui experiência vasta em rádio e TV, colecionando passagens nas rádios: TUPI (RJ). Haroldo de Andrade (RJ), SAARA (RJ — rádio comunitária), Rádio Tropical (MG), Rede Record e Rede Globo TV (RJ). e atualmente é comunicador/apresentador do programa de empreendedorismo "Leitura Dinâmica" na rádio MG1 FM 89.3 em Varginha.
 
Carioca, como gosta de ser chamado. passou a estar em Varginha no ano de 2009. conheceu sua esposa. na cidade do Rio de Janeiro e, a partir de 2010 fixou residência nesta cidade. Teve dois estabelecimentos culturais, desde então, que ajudaram a promover a Cultura na cidade: em 2014 o bar ECLÉTIKO CULTURAL, em sociedade com o seu grande amigo/hermano. argentino Francisco Gaos, também conhecido como PANCHO, e em 2019 o espaço cultural LOKOMOTIV, onde ambos foram palcos do incentivo à arte e à cultura de Varginha e região.
 
O programa também com a direção e produção de Everton Ribeiro. também conhecido como "Tuquinha", advogado. historiador. professor universitário. e presidente da Escola de Samba Império da Serrinha, que realiza "rodas de samba" em espaços públicos e privados do município, responsável por projetos como "Samba na Praça" e "Estação do Samba", entre outros.
 
Na LIVE, além das apresentações dos artistas são respeitados todos os protocolos e procedimentos de proteção e combate ao COVID-19. como o uso de máscaras por toda equipe de produção. álcool em gel e demais regras básicas de cuidados sanitários, conforme orientações da OMS (Organização Mundial de saúde). O que confere maior seriedade e respeito do programa ao momento atual de pandemia.
 
O programa já ultrapassou a marca de mais de 50 programas exibidos em pouco mais de 01 ano com mais de 60 países atingidos. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)