Notícias | Geral

'Dependência financeira é o principal motivo do silêncio de mulheres agredidas em casa', afirma delegada de Varginha

Iago Almeida | 10/08/2021 - 11:37:45
(Foto: Divulgação Câmara Municipal)
Seminário na Câmara Municipal de Varginha lembrou os 15 anos da Lei Maria da Penha e discutiu a violência doméstica na pandemia
 
Na última quinta-feira (05), a Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, através do Projeto Parlamento Mulher, realizou o Seminário Violência Doméstica na Pandemia e os 15 anos da Lei Maria da Penha. O evento, que ocorreu no Plenário da Câmara e foi transmitido ao vivo através das redes sociais da Casa Legislativa, contou com a participação de vereadores e de representantes de instituições defensoras da causa.
 
O vereador Dr. Lucas, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, ao saudar os presentes, destacou a importante participação do legislativo em abrir espaço para discutir o tema. “Nossa presidente Zilda Silva é uma defensora das ações que visam resguardar os direitos das mulheres, e os demais vereadores contaminados por esse entusiasmo, também se fazem presentes nessa luta que na verdade precisa ser de todos”, salientou.
 
Foto: Divulgação Câmara Municipal
 
Na abertura do seminário, a delegada titular da delegacia da mulher em Varginha, Dra Geny Azevedo, abordou os reflexos da pandemia no aumento de casos de violência doméstica. Segundo ela, é preciso unir forças para continuar debatendo e buscando soluções para enfrentar esse problema em todos os contextos. “Muitos estudos mostram que a dependência financeira é o principal motivo do silêncio de mulheres agredidas em casa. Ações que visam inserir vítimas no mercado de trabalho podem ajudar a quebrar o ciclo de violência. Em Varginha nós temos uma rede de apoio com uma comunicação forte e que precisa continuar trabalhando para entender o que esses dados nos mostram”, destacou.
 
A juíza titular da 2ª vara criminal de Varginha, Dra. Maraíza Maciel Costa, falou na palestra de encerramento dos avanços, conquistas e desafios dos 15 anos da Lei Maria da Penha, completados no dia 07/08. A juíza sublinhou os benefícios da Lei Maria da Penha, que veio, não somente para proteger as mulheres, mas para punir o agressor e educar a sociedade. “
 
“A concretização de políticas públicas de prevenção e proteção à mulher é necessária e urgente. O combate à violência doméstica exige o envolvimento de todos. Eventos como este muito contribuem para chamar a atenção sobre o tema e para a sensibilização de mais pessoas sobre o assunto. Fomentando o debate nós certamente vamos colher muitos frutos”, enfatizou.
 
Foto: Divulgação Câmara Municipal
 
O vereador Thulyo Paiva, também esteve presente no seminário e participou da roda de conversa. “Eu já estava muito sensibilizado e impressionado com a situação que nós estamos vivendo em Varginha e agora ouvindo todos esses relatos fiquei ainda mais tocado. Pra mim é uma honra e uma satisfação ter a oportunidade de participar desse seminário e dizer que em conjunto com os demais vereadores, vamos pensar novas ações para o enfrentamento desse problema. Assim como disse a Dra Geny, qualquer ganho que tivermos será um grande avanço no combate à violência contra as mulheres”, disse o vereador.
 
Também participaram da roda de conversa do seminário: a presidente da comissão mulher advogada da OAB Varginha, Dra. Damaris Costa Ribeiro, a coordenadora do CREAS, Viviane Capitoni Ferreira, a advogada do CREAS, Dra. Letícia Bartelega Dominguete, a GCM Gilma Rossiani Jardim, o Sargento da patrulha de prevenção à violência doméstica da Polícia Militar, Nelson José Paulino, a vereadora de Boa Esperança, Maguidete Albina Simão, e a presidente do conselho da mulher de Boa Esperança, Darlyane Silva Goularte.
 
Foto: Divulgação Câmara Municipal
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)