Notícias | Cidades

Garoto de 12 anos representará a natação de Varginha no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno 2021 nesta semana

Iago Almeida | 20/07/2021 - 17:07:37
(Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (22), terá início o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno 2021 - Troféu Ruben Dinard de Araújo. A competição será realizada entre os dias 22 e 24 de julho, na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com 125 participantes. E Varginha estará representada na competição, pelo atleta da Secretaria Municipal de Esportes (Semel), Noah Lataliza, de 12 anos. Ele e o treinador, Wagner Sartini concederam entrevistas exclusivas ao Varginha Online (confira abaixo).

Recentemente, Noah participou do Campeonato Mineiro Infantil de Natação de Inverno; os outros atletas varginhenses da categoria não obtiveram o índice para participação. E Noah se sagrou Campeão Mineiro nos 1500m, sendo vice campeão nos 200m, 400m e 800m livre. A competição teve a participação de grandes clubes de Minas com Praia Clube, Minas Tênis, Olympico Club, dentre outros.
 
“A competição iniciou o ano de eventos da Federação e tivemos uma participação de excelência com resultados consistentes. O atleta obteve seu resultado em uma tiragem sozinho sendo que nos outros clubes como o Minas a tiragem foi uma competição, devido a quantidade de atletas que possuem. O evento trouxe uma esperança de dias melhores onde possamos voltar a fazer o que mais gostamos que é competir. Parabéns a federação pela iniciativa", comentou o técnico Profº Wagner Sartini.
 
 
Noah deverá seguir para Belo Horizonte no dia 22, juntamente com o pai e o treinador, onde irá participar de quatro provas. "Ficaremos em um hotel próximo ao clube, pois todos os atletas, devido a pandemia estarão devidamente testados para participar", contou o pai do garoto, Bruno Lataliza, que se diz orgulhoso do filho. "E um sentimento grandioso. De estar proporcionando algo bom para o futuro. A natação além de proporcionar uma boa saúde, desenvolve outros grandes aspectos interpessoais que serão excelentes para a vida toda. Fora o grande exemplo e referência que ele e para os irmãos (Pietra) 8 anos e (Tito) 4 anos", contou.
 
O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno terá transmissão ao vivo da TV CBDA,na plataforma da TV NSports, e do canal do YouTube do Minas tênis clube. As transmissões serão sempre a partir das 9h e até 17h30, no link. Vale lembrar que a primeira sessão, no dia 22 de julho, será às 17h30. Veja a programação completa clicando aqui.
 
Entrevista com o atleta
 
Quando iniciou na natação? Como foi até chegar onde você está atualmente, disputando campeonatos importantes e tão novo?
 
Eu iniciei a natação aos meus 11 meses, por um curto período de tempo e voltei aos meus 6 anos (2015), continuando até hoje. Chegar até onde eu estou não foi fácil, com muitos obstáculos durante a jornada, mas graças a minha força de vontade e a ajuda de familiares e professores eu consegui participar de grandes campeonatos importantes tão novo.
 
Como são seus treinamentos? Quantas vezes na semana? Quantas horas por dia?
 
Meus treinamentos geralmente são fortes e cansativos, mas de forma maneirada, para não gerar um tipo de desânimo, o que eu acho necessário. Eles são realizados 6 vezes por semana, de segunda a sábado; o treino possui aproximadamente 2 horas.
 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Fale um pouco do seu dia-a-dia, o que gosta de fazer nas horas vagas?
 
Meu dia-a-dia resume em acordar cedo para ir estudar online ou presencialmente e após isso almoçar e ir nadar; nas horas vagas eu costumo jogar no computador com amigos.
 
Você ainda está na escola, como você regula os treinamentos/competições, com seus estudos?
 
Eu ainda sou um estudante e para regular meus treinamentos com meus estudos eu mentalmente organizo uma hora de estudar e uma hora de treinar e, ambas as horas não podem ser misturadas para serem realizadas com maior desempenho.
 
Como está tudo agora em meio a pandemia? Sentiu que algo mudou em alguma parte de sua vida? Sente falta de algo?
 
Muitas coisas mudaram, principalmente no início dela, pois durante esse período não tinha permissão de realizar meus treinos, fazendo com que eu fique um pouco mais desacostumado de nadar, além disso eu senti muita falta das aulas presenciais e que isso prejudicou um pouco meus estudos.
 
Você acabou de ser campeão mineiro de natação, como foi essa experiência? O que você pensava antes da prova e depois quando conquistou o troféu?
 
Ser campeão do Campeonato Mineiro foi uma experiência incrível, pois eu não estava esperando esse resultado, ainda mais que foi realizado no modo online, mas após o troféu eu percebi que eu melhorei nesse período de pandemia.
 
Semana que vem você vai pra BH disputar o Brasileiro, o que você espera pra competição? Algo que possa compartilhar com a gente?
 
Semana que vem em BH no campeonato Brasileiro eu espero pegar o pódio pois já estou entre os oitos melhores nas provas.
 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Entrevista com o treinador
 
Wagner Sartini, de 54 anos, é treinador na Secretaria Municipal de Esportes de Varginha (Semel); são 18 anos trabalhando na cidade, de 2001 à 2012 e depois de 2014 até os dias atuais. Ele é formado em Educação Física, em Muzambinho, em 1994. Além disso, possui cursos de Especialização em Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Treinamento em Natação, Treinamento Desportivo, dentre outros. É técnico Máster Clube Campestre, da Prefeitura de Varginha. Confira a entrevista com o treinador, sobre o atleta Noah:
 
Como é o treinamento com o atleta?
 
O treinamento é diário, de segunda a sábado, tendo em média 2h de duração na água, pois temos o aquecimento articular e trabalho de força antes do início dos treinos. Neste segundo semestre voltaremos aos treinos de base que têm duração de 2h30 e aos circuitos de força e exercícios de flexibilidade. O trabalho de força que são isometrias e calistenia que é quando usamos o peso do próprio corpo. 
 
Como você o avalia como atleta e como criança?
 
O Noah tem um enorme potencial e as virtudes necessárias para a formação de um atleta de alto nível, digo formação pois ainda é cedo para colocarmos este título nele que é um garoto está aprendendo o que é ser um atleta. Com o passar dos anos, após ele participar de competições e seletivas de vários níveis e por outros treinadores, ele terá experiência necessária para assim se tornar um atleta. Como adolescente  é um garoto muito educado, determinado, sempre conversando e ajudando todos quando solicitado.
 
Como ele é nas competições?
 
O Noah começou a treinar comigo em 2020, ele foi treinado anteriormente pelo Profº Euller, que foi quem o iniciou na participação em eventos competitivos. Mas foram 3 a 4 meses de treinos e veio a pandemia, e nós fomos impedidos de treinar. Então ainda não tenho como responder a isto, mas com base na minha experiência, a ansiedade, o frio na barriga, o nervosismo são sensações normais para qualquer atleta independentemente da sua categoria ou nível. Devido a isto, estamos conversando e trocando informações sobre o próximo evento que será o primeiro presencial desde a sua chegada, assuntos como os tempos, os adversários. Nesta semana iniciaremos conversas sobre visualização mental das provas e controle da ansiedade. Prefiro fazer isto próximo a competição para não trazer desgastes ao atleta que está mantendo um ritmo forte de treinos. 
 
Quais competições a equipe tem disputado?
 
Participamos ano passado de um evento virtual o Torneio Swimmer Web de Natação onde realizamos tiragens de tempos e filmagens com os nossos atletas, participaram também do evento os atletas da cidade de São Lourenço e Carmo de Minas sendo que as tiragens foram feitas com os atletas em seus respectivos clubes. Na classificação final o resultado foi excelente de toda a equipe. Participamos também na I Copa União de Natação que teve transmissão ao vivo pelo facebook e novamente somente com os atletas de Varginha.
 
Este ano participamos da 1º etapa  da Copa MG de Natação nos mesmos moldes da Copa União e apesar das provas serem diferentes das quais estamos treinando, o resultado foi muito bom e ajudou na avaliação dos atletas e para montagem dos treinos. E recentemente participamos do Campeonato Mineiro Infantil de Natação de Inverno; para este, somente o Noah participou, pois os outros atletas desta categoria não obtiveram o índice de participação, e o atleta se sagrou Campeão Mineiro nos 1500m sendo vice campeão nos 200m, 400m e 800m livre. Nesta competição tivemos a participação de grandes clubes de Minas, como Praia Clube, Minas Tênis e Olympico Club entre outros.
 
O que mudou durante a pandemia, nos treinamentos?
 
Este período de pandemia foi realmente estressante, tivemos, por algumas vezes, algumas atividades mas com pouca participação. Não tivemos outra solução a não ser esperar o retorno. E este retorno foi graças a todos os protocolos montados para trazer segurança às crianças e pais e que continuam a ser cumpridos, inclusive nos eventos realizados como as tiragens de tempo.
 
Quais outros destaques varginhenses na natação você pode citar?
 
Na realidade, todos que participam ativamente de algum tipo de treinamento nos dias de hoje em minha opinião são destaques, o tempo de tela utilizado pelas nossas crianças e adolescentes é absurdo, então crianças que saem desse padrão já são destaques.
Por resultados temos 4 atletas:
 
Airton Pacifico Junior – medalhista no Troféu Kurosa (competição nível regional sudeste); Medalhista no Mineiro Mirim em 2019 e Campeão estadual da Copa MG de Natação.
 
Miguel Tiodoro Oliveira – Medalhista no Troféu Kurosa (competição nível regional sudeste); Medalhista no Mineiro Pré Mirim em 2019;
 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Ambos citados acima participaram da tiragem de tempo para o Campeonato Mineiro Mirim / Petiz deste ano e estamos aguardando o resultado.
 
Tivemos ainda 2 atletas obtendo o índice de participação do Campeonato Mineiro Infantil do final do ano: Julia Daré Andrade nas provas de 200m e 100m costas e Leonardo Cesarino nas provas do 200m costas e livre e 100m livre.
 
Enfim temos um grande potencial a ser explorado e contamos com o apoio de toda população varginhense para esta empreitada. Gostaria de agradecer a Secretaria Municipal de Esportes de Varginha que não mediu esforços para viabilizar a nossa, participação em todos esses eventos, a Point Academia que patrocinou o nosso uniforme no campeonato brasileiro e aos pais dos meus atletas pela confiança em mim depositada. Gostaria de agradecer também a todos os funcionários da Semel, o pessoal da faxina, dos serviços gerais e o Sr Jucelino que cuida da nossa piscina com tanto cuidado.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)