Notícias | Policiais

Polícia Civil faz operação de combate à violência contra o idoso em MG e lança cartilha orientativa

Com assessoria | 16/06/2021 - 11:06:37
(Foto: Divulgação)

No Dia Mundial de Enfrentamento da Violência Contra o Idoso, celebrado nesta terça-feira (15), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou a prisão realizada na operação Mário Quintana, deflagrada nesta segunda-feira (14). Dois homens foram conduzidos, sendo um deles preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra pessoa idosa.

Além da ação repressiva, o Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) também lançou a Cartilha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. A publicação traz informações sobre os principais crimes, orientações de como denunciar e endereços de instituições públicas que prestam serviços aos idosos. 

A chefe do Defam, delegada-geral Carolina Bechelany, reforçou o papel da Polícia Civil no enfrentamento da violência: “Com o lançamento da cartilha, cumprimos também o papel de instituição garantidora de direitos, pois acreditamos que as pessoas que conhecem seus direitos e sabem buscar por eles estão mais protegidas”, afirmou.

A cartilha está disponível no site da PCMG, clicando aqui, e no Instagram @pcmg.oficial.

Estatísticas

Os casos apurados de violência contra os idosos são referentes aos crimes de lesão corporal, apropriação indébita, maus-tratos e abandono de incapaz. Minas Gerais registrou mais de 5 mil ocorrências dessas naturezas contra a pessoa idosa em 2019 e, em 2020, foram 4.745.

A queda, segundo a delegada Luisa Drumond, que responde pela Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerâncias, pode ser atribuída à subnotificação devido à pandemia do novo coronavírus. “Verificamos que em 2021, com a flexibilização do isolamento social, os registros voltaram a crescer, apresentando números superiores, inclusive, aos apresentados em 2019”, relatou.

Em abril de 2019, foram 404 registros, seguidos de 355 em 2020 e 415 em 2021. O mesmo aconteceu em maio, que em 2019 teve 397, 2020 com 335 e, neste ano, 411. A delegada destacou a importância de denunciar os crimes de violência contra a pessoa idosa: "É fundamental que todos abracem essa luta, lembrando que todos temos o dever de denunciar. Para isso, temos o Disque 100, a Delegacia Virtual e a própria Delegacia Especializada aqui na capital, na Avenida Barbacena, 288, Barro Preto".

Operação Mário Quintana

A operação deflagrada na manhã dessa segunda-feira (14/6) possuía cinco mandados de prisão. Dois suspeitos foram conduzidos, e um deles preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva. O outro investigado foi ouvido e liberado por não ter sido notificado da medida protetiva. Os demais são considerados foragidos.

A chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, delegada Marcelle Bacellar, explicou sobre o nome dado à operação. “Faz homenagem ao poeta e jornalista Mário Quintana, que, em um de seus poemas, disse: ‘Nascer é uma possibilidade, viver é um risco e envelhecer é um privilégio´´´, descreveu.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)