Notícias | Cidades

Dr. Armando Fortunato é apresentado como novo secretário de saúde de Varginha e afirma: 'estou aqui para somar'

Iago Almeida | 08/06/2021 - 11:26:18

Concursado na Prefeitura de Varginha há mais de 30 anos, o médico Armando Fortunato é o novo Secretário Municipal de Saúde da cidade. Ele irá substituir o Dr. Luiz Carlos Coelho, que após 14 meses coordenando a pasta, agora assume o cargo de Superintendente de Combate à Covid 19, se dedicando com exclusividade aos assuntos e questões da pandemia.

"Ocupar um cargo tão nobre, nesse momento da pandemia, realmente nos provoca uma responsabilidade muito grande. Estou aqui para somar. O Dr. Luiz Carlos Coelho tem nossa admiração, é um grande homem, pela sua sabedoria, humildade e competência. Nunca imaginei que seria um médico durante uma pandemia, achávamos que iria durar alguns meses, a situação está perdurando e a gravidade realmente é muito grande. O nosso movimento é de somar esforços. A palavra de ordem é educação, prevenção, maior fiscalização, mas acima de tudo, buscar de fato as vacinas que o povo de Varginha tem nos solicitado", afirmou o novo secretário de saúde.

Dr. Armando Fortunato foi apresentado como novo secretário durante entrevista coletiva promovida pelo prefeito Vérdi Melo e seu secretariado, nesta segunda-feira (07), na sede do Inprev. "Então, realizamos essa mudança para que o Dr. Luiz Carlos Coelho fique exclusivamente com o enfrentamento da pandemia e o Dr. Armando com a coordenação da Atenção Básica que também exige cuidados”, disse o prefeito.

"É uma responsabilidade muito grande, estar aqui atendendo essa solicitação do prefeito, para poder chamar a população para sua responsabilidade. Hoje temos que somar forças, pois a luta é de todos nós. Fazer parte desse grupo seleto de secretários é uma satisfação e uma responsabilidade muito grande", enfatizou Dr. Armando Fortunato.

O prefeito ainda afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde é uma das mais fortes do município e que requer mais recursos e muito trabalho, o que aumentou com a pandemia da Covid-19. Somente em 2020, aproximadamente 33% do orçamento do município foi destinado à secretaria de saúde, para o enfrentamento à pandemia e para a atenção básica aos munícipes.

"A Covid-19 vai demorar um bom tempo para ser extinta e nós precisamos focar na doença, tendo decisões importantes para tomar. Diuturnamente o secretário tem que ficar atento para se saber o que vai fazer; são decisões muito rápidas, mas importantes. Então, nós entendemos que essa divisão, se agrega com dois profissionais capacitados", afirmou o prefeito. 

Novo secretário foi apresentado à equipe

Ainda na manhã desta segunda-feira (07), o novo secretário de saúde foi apresentado à equipe na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, acompanhado do prefeito Vérdi Melo, que deu as boas vindas ao novo secretário e agradeceu ao Dr. Luiz Carlos pelo empenho e dedicação. 

“Deus tem nos abençoado. Sou grato por ter ao meu lado dois profissionais dessa categoria e com disposição para enfrentar os desafios da saúde”, afirmou Vérdi Melo.

Dr. Armando Fortunato

"Dr. Armando assume o cargo a convite do prefeito Vérdi Melo, com o compromisso de trabalhar pela humanização da saúde e garantir assistência básica para todos", afirmou a Prefeitura.

Dr. Armando Fortunato Filho é graduado em medicina pela UFMG /1988, onde também fez especialização em Medicina do Trabalho e em Medicina Preventiva e Social (Sanitarista). Foi Oficial Médico da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1989; Médico-Legista Classe Especial da Polícia Civil/MG, recentemente aposentado; Especialista em Medicina do Tráfego pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); servidor público (médico), concursado da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha desde 1992. 

Além disso, ele é ex-conselheiro do CRM MG e fundador da Delegacia Regional do CRM em Varginha, em 2004; presidiu a Associação Médica de Varginha (AMV) por dois mandatos (2008/2014) e ocupa atualmente o cargo de Diretor Adjunto de Assuntos do Interior da AMMG. Coordenou várias Jornadas Sul Mineiras de Medicina do Trabalho, Medicina-Legal/Direito Médico. É Médico Perito em várias Comarcas do Sul de Minas desde 1997; realizou Bacharel em direito (FADIVA) em 1998; ocupou também por dois mandatos a diretoria da ACIV e foi vereador por dois mandatos (2009/2016) na Câmara Municipal de Varginha. Esportista e adepto de caminhadas, é Médico voluntário da Romaria do Zuca (Varginha/Aparecida ) há vinte anos e é um dos fundadores da ABRAÇO/Varginha.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)