Notícias | Esportes

Após desistência da Argentina, Copa América será disputada no Brasil diante cenário preocupante da Covid-19

Iago Almeida | 31/05/2021 - 12:07:10

A Argentina desistiu de sediar a Copa América, o torneio de seleções da América do Sul será disputado no Brasil. A competição tem início marcado para o próximo dia 13 de junho, enquanto as sedes das partidas deverão ser divulgadas ainda nesta segunda-feira (31).

 
No último domingo, a Argentina informou que não teria condições para receber o evento por conta dos crescentes casos de Covid-19 no país. Enquanto isso, a Colômbia, que também sediaria o campeonato, vive uma intensa crise social e uma forte onda de manifestações e confrontos entre a população e a polícia.
 
Nesta segunda-feira, a Conmebol organizou uma reunião com membros das 10 confederações da América do Sul para determinar o futuro da Copa América. Apesar das especulações sobre o possível cancelamento, o torneio será disputado e em um dos piores momentos da pandemia no Brasil. 
 
Com intensidade de sobra, Seleção Brasileira faz treino ´tático posicional´
 
O tempo fechou, mas o trabalho não parou para  a Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na manhã deste domingo (30), os jogadores da Seleção foram para campo para um trabalho intenso em um treino conhecido como "dez contra nove".
 
A atividade divide o grupo em duas equipes, que trabalham conceitos em cima de uma situação de superioridade numérica. O time de ataque tem dez jogadores e precisa furar a retranca da defesa, que, com apenas nove atletas, se fecha para evitar o gol. Assim que o time que se defende toma a bola, os atacantes fazem uma pressão alta para sufocar a posse dos adversários, trabalhando também a saída sob pressão. A defesa tem como objetivo fazer a bola chegar à outra metade do campo, no círculo central, para vencer a marcação alta do ataque (e assim passar a ser a equipe que ataca).
 
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 
"Em ataque normal, a equipe que está atacando com superioridade no gol trabalha o conceito ofensivo de amplitude, de profundidade e circulação de bola rápida. Um trabalho de linha de ampliar, que o jogador tem mais espaço. Na ideia de defesa, (trabalhamos) a compactação, as linhas curtas. No ataque, a perda da bola e trabalhamos muito a pressão imediata, principalmente para o jogo contra o Equador, porque é um jogo em casa e vamos trabalhar para atuar dentro dessas ideias", explicou o auxiliar técnico da Seleção, Cléber Xavier.
 
Durante o treinamento, o técnico Tite contou com todos os 18 atletas à disposição da comissão técnica na Granja Comary. Como nos últimos dias, os treinos contaram com a participação de cinco jovens das categorias de base, que estão em Teresópolis para completar as atividades. Os times não foram fixos durante a atividade. À exceção do goleiro Alisson, que ficou no gol no exercício todo, as equipes se misturavam, com jogadores trocando de posição, de time e de função.
 
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 
"Foi um treino tático para a gente começar a colocar alguns conceitos da gente nesses dois momentos: de se defender na linha baixa, de duas linhas compostas de 4 na hora da defesa. A gente não definiu posições de titularidade ainda, estamos sempre mesclando para todo mundo conseguir fazer suas funções, tanto na equipe que tinha superioridade, como na que tinha inferioridade", afirmou Cléber.
 
O treino foi conduzido pelos três auxiliares técnicos da Seleção Brasileira, Cléber Xavier, César Sampaio e Matheus Bachi, sob a supervisão de Tite. Depois dessa intensa atividade tática, alguns jogadores da Seleção fizeram exercícios técnicos específicos. Lucas Paquetá, Everton e Vini Jr. treinaram finalização, enquanto Casemiro, Fred, Douglas Luiz e Fabinho fizeram um trabalho de bola aérea em lançamentos.
 
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 
A Seleção Brasileira volta a campo nesta segunda-feira (31) para mais um treinamento na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O Brasil enfrenta o Equador, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), na próxima sexta-feira (4) e encerra essa Data FIFA diante do Paraguai, em Assunção, no dia 8.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)