Notícias | Policiais

PM lança operação para aumentar segurança nas zonas rurais de cidades da região

Iago Almeida | 11/05/2021 - 21:08:05

A Polícia Militar de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira (10), em todo o território mineiro, a operação "Campo Seguro", que tem como objetivo principal, intensificar as ações de policiamento ostensivo no combate à interiorização do crime e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança nas zonas rurais do estado.

 
Neste sentido, o 24° BPM, com sede em Varginha, também está empregando de forma maciça e estratégica, equipes policiais, especialmente a Patrulha Rural, em parceria com o Policiamento de Meio Ambiente e o Policiamento Rodoviário, para realizar ações preventivas diversas, como distribuição de dicas de seguranças, contatos comunitários e a intensificação dos cadastros das propriedades rurais no sistema informatizado, de localização por GPS e dos seus respectivos proprietários nas redes protegidas, em grupos de redes sociais.
 
Estão sendo intensificadas também ações ordinárias como abordagens e fiscalizações a veículos e indivíduos em atitudes suspeitas na zona rural. As ações são desenvolvidas em todas as cidades, no período de 10 a 15 de maio.
 
 
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Estado de Minas Gerais ocupa a 4ª posição no ranking do Valor de Produção Bruta (VPB) com 10,7% da produção do Agronegócio Brasileiro com R$ 848,59 bilhões, destacando a produção de café, cana-de-açúcar, grãos, carne bovina, dentre outros.
 
No período da Operação Campo Seguro serão realizadas visitas tranquilizadoras, comunitárias e reuniões em locais alvos de ações criminosas, cadastros de alvos em potencial, mobilização dos atores e forças sociais (cooperativas, sindicatos, sociedade civil, CONSEP e outros) para mobilização social.  
 
 
Durante visitas tranquilizadoras serão realizadas reuniões comunitárias com cadastramento das propriedades e produtores, registrando banco de dados próprios às particularidades de cada propriedade, de forma a facilitar uma posterior identificação de produtos furtados, com ênfase para o gado, insumos, veículos e máquinas agrícolas. Para a fase de planejamento e execução das visitas comunitárias em ambiente rural.
 
Serão incentivados os proprietários rurais que façam o cadastro dos materiais que possam ser alvos de delitos em suas respectivas propriedades tais como: tratores, serras, bombas e outros, inclusive orientando-os a adotar medidas de proteção como instalação de GPS em alguns materiais, reforço na segurança com melhoria nos  acessos e instalação de câmeras de segurança, registro de previsões de escoamento de safras e armazenamento de defensivos agrícolas, dentre outras. 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)