Notícias | Policiais

Polícia Militar de Minas Gerais orienta como evitar crimes de estelionato

Com assessoria | 23/03/2021 - 14:59:23

Uma prática que tem lesado muitas pessoas é a fraude mediante clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp. Neste modelo, o suspeito se utiliza da rede de contatos da vítima e pede que quantias em dinheiro sejam transferidas na conta de uma terceira pessoa. Por se tratar de um contato conhecido da vítima, a mesma repassa valor e só depois descobre que caiu em um golpe.

 
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais quer ajudar os mineiros a identificar e se proteger de diversos golpes que são praticados a todo momento em cidades da região, o que acarreta em um grande prejuízo financeiro.
 
"Primeiramente é muito importante que todos divulguem essas dicas ao maior número de pessoas, conte para seus familiares, vizinhos, funcionários, comerciantes, divulguem, compartilhem, para que assim possamos, conscientizar a todos  e  evitar o crime de estelionato. São vários os tipos de golpes que são praticados, todos com o mesmo objetivo; obter vantagem econômica!  Fiquem atentos como os autores se comportam, em todos os tipos de golpes eles possuem um grande poder de convencimento. Golpes pelas redes sociais estão sendo no momento os mais comuns, principalmente pelo WhatsApp e facebook", afirma a PM.
 
Golpes pelo WhatsApp
 
Estelionatários utilizam o mesmo número de celular  e até fotos de perfil  para ludibriar as vítimas e fazer com que acreditem que são realmente pessoas conhecidas. Confira dicas:
 
- Ao receber mensagens de familiares, parentes e amigos solicitando transferência bancaria para titularidades de terceiros ou mesmo pagamento de boletos, desconfiem;  
 
- Verifique a veracidade antes de efetuar qualquer depósito para pessoas desconhecidas,  faça contato via fone,  ou pessoalmente;
 
- Não acesse links para participar de promoções ou para cadastros, pois podem  ativar vírus para acesso aos seus dados pessoais e redes sociais;
 
- Nunca envie dados de cartões de crédito, senhas ou código de verificação;
 
- Em caso de clonagem do celular, a vítima deve imediatamente registrar um boletim de ocorrência e na sequência avisar seus contatos e familiares sobre a fraude.
 
Golpe do Cartão de Crédito
 
Neste golpe, o estelionatários ligam para as vítimas como sendo funcionários de uma instituição bancaria, avisam que  foram feito compras ou saques no cartão de crédito, e que é necessário recolher o cartão para cancelar a movimentação indevida.
 
Os interlocutores avisam que um funcionário do banco vai à residência da vítima para buscar o cartão e orienta que o cartão e o chip deverão ser quebrados, mas antes, por telefone, os autores solicitam o número do cartão, senhas e código de segurança.
Confira dicas:
 
- Os bancos não solicitam senhas, e não enviam funcionários à sua residência;
 
- Nunca retornem a ligação no mesmo número do telefone que receberam para confirmar a procedência da informação, faça contato pessoal na agência de seu banco ou ligue diretamente para seu gerente de conta;
 
- Desconfie também de ofertas que lhe trazem vantagens prêmios e sorteios os quais você não participou;
 
- Não se deixe enganar, estelionatários falam bem, se vestem bem, com alto poder de persuasão.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)