Notícias | Agronegócio

Chuvas podem atingir regiões produtoras de café no Sul de Minas nos próximos dias

Iago Almeida | 17/03/2021 - 15:09:29

Nos próximos dias, a chuva pontual continua caindo sobre as regiões produtoras de café do Brasil, principalmente nas regiões Mogiana, Sul de Minas Gerais e Cerrado. Entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19), chove de forma mais intensa somente no norte do Paraná e na Alta Mogiana Paulista.

 
Na Zona da Mata, Espírito Santo e sul da Bahia, choverá menos de 20mm. As temperaturas continuam elevadas. Para o final de março, outra frente fria deve trazer chuva mais abrangente para todas as áreas de café.
 
Entretanto, o clima seco deve prejudicar a próxima safra de café, segundo produtores. Em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, o agricultor Willer de Carvalho Arantes, por exemplo, espera uma queda de 30% na produção este ano. “Por causa do déficit hídrico, tem planta sem fruto e outras com muito frutos”, diz Willer.
 
Por outro lado, produtores estão confiantes após a saca atingir preços históricos. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo , no dia 2 deste mês a saca de café tipo seis bebida dura foi vendida por R$ 748,00. Este foi o maior valor desde o início da série histórica em 1996.
 
Com isto, o produtor tem conseguido se salvar em meio à baixa produção, conforme afirma a cafeicultora Nara Beatriz Carneiro: “Quem tem safra de 20 para vender consegue se manter por causa do preço dos insumos que aumentaram. Quem tinha deu uma respirada”.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)