Notícias | Política
Fachin anula condenações da Lava Jato e ex-presidente Lula volta a ser elegível
Agência Brasil | 08/03/2021 - 17:42:23
Foto: EBC
(Foto: EBC)
Ministro considerou Vara de Curitiba incompetente para julgar o caso
 
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações.Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.
 
Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso.
 
A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.
 
"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", diz nota divulgada pelo gabinete do ministro.
 
A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília. 
 
"Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos”, diz nota do gabinete de Fachin. 
 
A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt. 
 
A decisão também atinge o processo sobre supostas doações irregulares ao Instituto Lula. O processo ainda está em tramitação na 13ª Vara e também deverá ser enviado para Brasília. 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Post patrocinado - 16/04/2021
Ofertas válidas até 19 de abril ou até durarem os estoques.
Economia - 16/04/2021
A Petrobras anunciou ontem (15) aumentos de R$ 0,10 (3,7%) no preço do diesel e de R$ 0,05 (1,9%) no da gasolina.
Operações nesta quarta-feira - 16/04/2021
A quarta-feira (14) foi marcada por grande quantidade de drogas apreendidas na região.
Boletim do coronavírus - 15/04/2021
Nesta quinta-feira (15), Varginha confirmou 30 novos casos de Covid-19.
Educação - 15/04/2021
Durante o mês de abril, os estudantes da Rede Municipal de Varginha estão recebendo kits com materiais escolares, que estão sendo disponibilizados nas instituições municipais de ensino.
Nesta quarta-feira - 15/04/2021
"Depois de muita espera chegou a minha vez". Foi com essas palavras que o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante) comemorou sua imunização contra a Covid-19.
Falta fiscalização da prefeitura - 15/04/2021
O transporte coletivo de Varginha continua gerado diversas discussões e reclamações entre os usuários e munícipes.
Menor comercializava drogas - 15/04/2021
Populares e policiais militares se envolveram em uma confusão na noite desta quarta-feira (14), em Pouso Alegre. Isso aconteceu enquanto a PM realizava a apreensão de uma adolescente, de 16 anos, por volta das 21h, pelo crime de tráfico de drogas.
Snaptube APK - 15/04/2021
Hoje em dia é fácil escutar suas músicas off-line com um serviço de streaming como Spotify e Youtube Music, que, apesar de pagos, dão ao usuário acesso a milhares de artistas e álbuns.
Policial - 15/04/2021
Na tarde desta quarta-feira (14), a Polícia Civil encontrou uma moto em Elói Mendes, que havia sido furtada em Varginha, no dia 1º de abril.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)