Notícias | Cidades

Bancos não irão abrir durante o Carnaval; veja o que irá funcionar em Varginha

Iago Almeida | 09/02/2021 - 16:04:00
Apesar de municípios brasileiros cancelarem o ponto facultativo do Carnaval 2021, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirmou, na última sexta-feira (05), que o feriado está mantido nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nestas datas.
 
Já no dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, haverá expediente, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nos locais em que os bancos fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento, de acordo com a FEBRABAN.
 
Prefeitura
 
A Prefeitura de Varginha publicou também na última sexta-feira (05) um novo decreto que suspendeu os pontos facultativos do carnaval 2021. A medida foi tomada por causa do crescimento no número de casos de Covid-19 e o aumento do número de mortes e da taxa de ocupação dos leitos dos Hospitais no município.
 
De acordo com o Decreto nº 10.214/2021, a segunda-feira (15), véspera de carnaval; a terça-feira (16), dia de carnaval; e a Quarta-feira de Cinzas (17) não serão pontos facultativos neste ano. A medida, segundo a Prefeitura, tem o intuito de desestimular viagens e a ocorrência de aglomerações em locais públicos e privados. Dessa forma, todas as repartições públicas municipais funcionarão normalmente durante os dias de carnaval.
 
Comércio
 
Um acordo entre o acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar), o Sindicato dos Empregados do Comércio de Varginha e Região (Sindcomerciários) e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV), também cancelou o ponto facultativo no Carnaval 2021. Com isso, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, haverá a abertura normal do comércio na cidade.
 
Aos trabalhadores do setor, haverá compensações por conta do recesso cancelado. Para a segunda-feira (15), haverá concessão de uma folga a ser tirada em até 120 dias. Para a terça-feira (16), uma folga em até 90 dias; e para a quarta-feira (17), concessão de duas (2) horas de folga em até 90 dias.
 
“As folgas deverão ser negociadas entre patrões e colaboradores, de forma que sejam adequadas para todos os envolvidos. O mais importante no momento é preservar a vida humana”, explicou Aureliano Zanon Alves, presidente do Sindvar.
 
Shopping
 
O Via Café Garden Shopping abrirá em horário diferenciado entre os dias 13 e 17. Confira:
 
- Sábado (13) - 10h às 22h
 
- Domingo (14), segunda-feira (15) e terça-feira (16) - lojas das 13h às 19h / alimentação das 11h às 22h
 
- Quarta-feira de Cinzas (17) - lojas e alimentação das 12h às 22h
 
Com a implantação do novo decreto municipal 10.221, que entrou em vigor dia 28 de janeiro, a capacidade do Via Café Garden Shopping voltou a ser de 50%. Porém, os protocolos de higienização e segurança em relação ao combate ao novo Coronavírus – que inclui o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal na entrada do empreendimento, sinalização indicativa para o distanciamento seguro e fluxo de pessoas, limitação do número de pessoas dentro do espaço e das lojas, automatização de estruturas de uso comum e a higienização periódica de sanitários, mesas e pisos com álcool gel 70%.
Correios
 
Funcionam normalmente na manhã de sábado (13) e retornam apenas na Quarta-feira de Cinzas às 14h.
 
Bares
 
Os bares estão autorizados a funcionar na cidade de acordo com o último decreto assinado e divulgado pela Prefeitura, até às 23h, seguindo as regras sanitárias. Os empresários esperam aumentar o faturamento durante os dias do Carnaval, seguindo todas as regras sanitárias para abertura, visando deixar para trás os danos causados, segundo eles, pelos decretos que diminuíram o horário de funcionamento da categoria. 
 
''É mais seguro para a sociedade manter seus bares e restaurantes abertos, garantindo que os encontros sejam mediados por máscaras, limite de pessoas, dezenas de protocolos e profissionalismo do que fechá-los e ter estes mesmos encontros acontecendo nas casas, sem protocolo algum'', afirmou o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha, André Yuki. 
 
Justiça
 
Permanece sem funcionamento, apenas com os plantões. OAB Varginha confirmou feriado, por meio da Portaria nº19/2021, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, retornando dia 18. 
 
Estado
 
O Governo de Minas Gerais decidiu por não conceder também o ponto facultativo nos dias do Carnaval de 2021. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular no Estado.
 
A medida, segundo o governo, tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus. "O governo estadual tem como prioridade salvar vidas, e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras", afirmou.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)