Notícias | Cidades

Pirâmide de São Tomé das Letras é colocada à venda e causa revolta

Iago Almeida | 05/02/2021 - 11:42:39

A famosa pirâmide do parque Antônio Rosa, em São Tomé das Letras, foi colocada a venda através de uma imobiliária e gerou revolta de moradores e turistas nesta semana. O local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, é tombado como patrimônio histórico e está localizado em uma região particular.

 
Nesta quinta-feira (04), moradores foram até o local e realizam um protesto, com faixas e cartazes, para pedir que a pirâmide seja desapropriada pela prefeitura. Ela foi construída há 40 anos e é de propriedade de uma pessoa do Estado de São Paulo. Já o parque Antônio Rosa é de propriedade do município e tem 111 hectares.
 
O anuncio sobre a venda foi feito por uma imobiliária de Três Corações, nessa quarta-feira (03), pelo valor de R$ 1,2 milhão. A pirâmide começou a ser construída em 1978 e ficou pronta na década de 1980. Atualmente é livre para visitação.
 
 
“Não tem algo mais simbólico na cidade do que a pirâmide. Assim que ficamos sabendo da notícia, uma mobilização foi feita nas redes sociais. O local tem mais de 40 anos e foi tombado há cerca de 18. O dono nunca tomou posse. O objetivo foi pressionar a prefeitura para que a pirâmide continue sendo do público e mostrar a algum interessado, na possível compra, que os moradores não estão de acordo. Por isso, vamos fazer outra manifestação no sábado (06/02) durante o pôr-do-sol”, disse uma moradora em entrevista ao Estado de Minas.
 
Em nota, a Prefeitura Municipal de São Tomé das Letras esclareceu o caso. “Informo a todos, que já tem um tempo que tenho tentado negociar com o proprietário a compra do imóvel pelo poder público. Apesar de ser tombada como Patrimônio Paisagístico, é um imóvel particular. O dono tem a escritura. É interesse do município adquiri-la, sim”, afirmou o prefeito Tomé Reis Alvarenga. ''Já temos uma nova reunião agendada com o proprietário, onde pretendemos, finalmente, resolver a situação”, completou.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)