Notícias | Policiais
Sejusp, PF e forças de segurança mineiras firmam acordo de cooperação técnica
Com assessoria | 01/02/2021 - 11:13:13
Foto: Divulgação/Sejusp
(Foto: Divulgação/Sejusp)

Entrou em vigor na última sexta-feira (29) um acordo, firmado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pela Polícia Federal, pelas Polícias Militar e Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que favorece o desenvolvimento de ações de inteligência em parceria e estabelece a partilha de recursos tecnológicos entre os órgãos. O documento foi assinado na última quinta (28/01) e é válido por 60 meses.

 
Divulgado no Diário Oficial do Estado, o Termo de Cooperação Técnica nº 001/2021 dispõe sobre a capacitação conjunta de servidores das diferentes organizações, além do compartilhamento de dados e ferramentas de informática, com o objetivo de articular a extração, a análise e a difusão de sistemas, informações e práticas, assim como fortalecer o planejamento e o aperfeiçoamento das instituições partícipes.
 
Integração
 
Para o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Leão, este é um marco histórico para a integração das forças de segurança atuantes em Minas. “Será uma ampliação significativa do acesso a conhecimentos úteis à segurança pública, tanto para a execução de planos conjuntos, quanto de ações específicas possibilitadas pelo compartilhamento de tecnologias e treinamento de profissionais”, explica.
 
Em análise semelhante, o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Cairo Costa Duarte, avalia que o instrumento irá conferir robustez aos trabalhos desenvolvidos diariamente. Ele destaca que “o enfrentamento à criminalidade nos tempos modernos requer dos órgãos de segurança constante aprimoramento. Um dos pilares deste conceito principiológico é a integração entre os entes federativos e as agências”.
 
Vantagens
 
Um dos resultados previstos é o acesso ao Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) - o antigo boletim de ocorrência - para a consulta por todos os órgãos que fazem parte do acordo. Em consequência, otimiza-se o trabalho de investigação e oportuniza-se o exercício da inteligência policial, tornando as operações mais eficientes. Para os cidadãos mineiros, o efeito é de aumento da sensação de segurança.
 
Outras vantagens da articulação entre as organizações são a maior celeridade e a redução dos custos operacionais, dispensando o tratamento manual e individual de solicitações de informação. Dessa forma, há melhoria nos serviços prestados à sociedade, atendendo aos princípios constitucionais que regem a administração pública.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Veja as ruas que serão afetadas - 12/04/2021
A Cemig comunica que nesta terça-feira (13/4) vai realizar melhorias na rede elétrica dos bairros Nova Varginha, Jardins do Ágape e Bom Pastor, em Varginha.
Com aceleração da vacinação - 12/04/2021
Um estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da Fiocruz e do cronograma para a entrega de vacinas do Ministério da Saúde e dados populacionais do IBGE prevê que, acelerando o ritmo de vacinação, até o próximo dia 18 de agosto.
Grande promoção - 12/04/2021
Agende um horário para seu amiguinho nas segundas ou terças do mês de abril e ganhe uma hidratação para seu pet.
Reembolso continuará entre maio e setembro - 12/04/2021
A decisão da Receita Federal de adiar em um mês o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não alterou o calendário de restituições.
Vacina contra a Covid-19 - 12/04/2021
O Governo de Minas formalizou pedido ao Ministério da Educação para que a comunidade escolar seja incluída como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.
Durante a tarde deste domingo (11) - 12/04/2021
Durante a tarde deste domingo (11), o piloto de um avião monomotor precisou fazer um pouso de emergência na zona rural de Três Pontas.
Vacinação contra Covid-19 - 12/04/2021
​​​A última remessa de vacinas, distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foi destinada para continuação da vacinação de idosos e para início da vacinação das forças de segurança, que trabalham na linha de frente a
Voltou a funcionar hoje - 12/04/2021
​O estacionamento rotativo da Área Azul de Varginha voltou a funcionar nesta segunda-feira (12).
Previsão do Tempo - 12/04/2021
Depois de alguns dias marcados por ar seco e temperaturas altas no período da tarde, as condições do tempo mudam no Sudeste do Brasil ao longo desta semana, impactando em Varginha e região.
Retomada - 12/04/2021
A Prefeitura de Varginha retoma nesta terça-feira (13) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid19 da primeira dose.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)