Notícias | Educação
Inep antecipa em meia hora o acesso aos locais de provas do Enem
Agência Brasil | 11/01/2021 - 22:27:23
Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
(Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília)

Medida visa evitar aglomerações na entrada para o exame

Responsável por organizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus. 

Em uma nota divulgada hoje (11), o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13 h - meia-hora antes do início das provas. 
 
Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. As provas estão agendadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), e  31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).  
 
As datas, no entanto, estão sendo questionadas judicialmente por órgãos públicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcionários contraírem a covid-19 devido à reunião de pessoas em locais fechados. 
 
Na sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do exame. No mesmo dia, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”. Entre as organizações signatárias estão a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). 
 
Em resposta às críticas, o Ministério da Educação afirmou que regras específicas foram estabelecidas para reduzir as aglomerações nos locais de prova e, assim, garantir a segurança dos candidatos e funcionários que participarão do exame. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55 cuja observância é obrigatória. 
 
Enem
 
Realizado anualmente desde 1998, o Enem tem o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que concluem o ensino médio, mas muitas faculdades utilizam a nota dos participantes para selecionar seus novos alunos. 
 
O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, o Inep confirmou 5.783.357 inscrições para o Enem 2020.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Futebol - 27/02/2021
O Boa Esporte estreou com derrota no Campeonato Mineiro 2021. A equipe boveta perdeu para o América por 1 a 0 na noite deste sábado (27) no Independência, em Belo Horizonte.
Boletim do coronavírus - 27/02/2021
Neste sábado (27), Varginha registra 66 novos casos de Covid-19 e ultrapassou a marca do 6 mil casos registrados.
Post patrocinado - 27/02/2021
Ofertas válidas até 08 de março ou até durarem os estoques.
Donativos para ajudar a população mineira - 27/02/2021
O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Vacina contra a Covid-19 - 27/02/2021
Até o próximo domingo (28), o Ministério da Saúde espera receber mais 2,7 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, prevendo a remessa das vacinas contra a covid-19 aos estados e ao Distrito Federal na primeira semana de março.
Esporte - 27/02/2021
O Boa Esporte anunciou os uniformes que o elenco irá utilizar nas partidas da temporada 2021.
De volta a normalidade - 27/02/2021
Na sexta-feira (26), com a suposta ameaça de desabastecimento, com a greve dos transportadores combustíveis, em Betim, uma verdadeira histeria tomou conta de centenas de pessoas..
Combate ao Aedes Aegypti - 27/02/2021
Na próxima quarta-feira (03), equipes da Vigilância Sanitária de Varginha estarão realizando o Mutirão de Limpeza contra a Dengue no bairro Mont Serrat, das 7h30 às 13h.
Loterias - 27/02/2021
A Mega-Sena sorteia neste sábado (27) um prêmio acumulado em R$ 50 milhões.
Inmet emite alerta - 27/02/2021
Uma frente fria quase parada em alto-mar, ao largo da costa do Sudeste, juntamente com as condições da atmosfera superior, favorece a formação de um evento conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)