Notícias | Geral

Projeto prepara professores de Varginha para praticarem uma educação mais lúdica, colaborativa e multidisciplinar

Com assessoria | 10/12/2020 - 11:48:09

Segundo e terceiro Encontro de Formação do projeto Baú das Artes focam em contextualização e adaptação das atividades propostas nos cadernos temáticos para o dia a dia das atividades escolares

 
O brincar é uma atividade essencial para viver a infância em sua plenitude e se apresenta, também, como ferramenta importante para uma educação de qualidade. É por meio das artes, dos jogos e das brincadeiras que crianças experienciam múltiplos mundos possíveis, praticando regras, vivenciando emoções, exercitando a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico. É por tudo isso que a segunda e terceira formação do Baú das Artes — projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, tem patrocínio da Casa do Adubo, apoio da Holy Cow Criações e é executado pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Varginha —, aborda contextualização e adaptação dos conteúdos para a prática com os alunos no município.
 
Dividido em 5 principais etapas - acolhida tecnológica, doação do acervo, formação dos educadores, acompanhamento pedagógico e evento de culminância (celebração) —,o projeto foi todo adaptado para o ambiente online, por conta da quarentena. O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para a entrega dos baús nas duas escolas participantes e a acolhida tecnológica dos educadores selecionados. A primeira formação teve como objetivo apresentar o acervo ludo-pedagógico com materiais polivalentes, além da metodologia que embasa o projeto e suas principais referências. Neste momento, os educadores estão ampliando seu campo didático para conseguir colocar todo o aprendizado em prática e adaptar a metodologia aprendida para aplicar em sua prática diária.
 
“Participar do Baú das Artes foi mesmo abrir olhares para uma educação de encantamento e sonhos para nossos alunos. Mesmo nas formações online foi possível constatar isto. Material riquíssimo que nos dá oportunidade de realizar momentos inesquecíveis de aprendizagem. Agradeço a oportunidade de fazer parte deste projeto”, conta Marli Braga, educadora da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira.
 
Baú das Artes está organizado a partir dos temas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Sexualidade, Ética, Saúde e Pluralidade Cultural. Todo o conteúdo dos baús segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que busca envolver a criança em um ambiente de investigação e busca por solução de problemas, tornando-a protagonista de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
 
"Investir na educação de crianças é como plantar sementes que se transformarão em grandes adultos no futuro. Temos muito orgulho de poder apoiar o Projeto Baú das Artes, que contribui diretamente com a o desenvolvimento de comunidades nas quais a Casa do Adubo tem atuação comercial. Desse modo, esperamos continuar gerando empregos e conhecimento para a região", comenta Raphael Covre, CEO do Grupo Casa do Adubo.
 
O projeto pedagógico se encerra em dezembro, beneficia 23 educadores de Varginha, somando 02 instituições de ensino (Escola Municipal Paulo Cândido de Figueiredo e Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira) e impactando diretamente 183 crianças de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I. Executado desde 2011 no país, o projeto já entregou mil baús, abrangendo todas as regiões do Brasil e beneficiando mais de 300 mil crianças. 
 
Sobre a Casa do Adubo 
 
O Grupo Casa do Adubo atua em dois grandes segmentos de mercado: Casa do Adubo como revenda de insumos agropecuários ao consumidor final, através de seu amplo time de vendedores externos, com foco no atendimento aos pequenos e médios produtores rurais diretamente em suas propriedades, bem como pela rede de lojas; e Casal como distribuidora atacadista para atender outras revendas de insumos no país.
 
Atualmente com 26 unidades operando, 14 lojas previstas para abertura e mais de 700 colaboradores, atende agricultores e pecuaristas com unidades físicas e logística própria nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará, Maranhão e Tocantins.
 
Para mais informações, clique aqui.
 
Sobre o Baú das Artes
 
Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2011. De forma colaborativa e multidisciplinar, o Baú leva às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, adquiridos por meio de atividades lúdicas. O Baú é doado às escolas recheado de materiais de teatro como fantoches, além de itens de higiene e jardinagem, jogos, instrumentos musicais e um completo acervo de livros para que os educadores possam conduzir atividades práticas e divertidas em sala de aula. Devido o período de isolamento social imposto pelo novo Coronavírus e a necessidade de readaptação do ensino público e da formação continuada dos professores, lançamos mão de estratégias para dar sequência ao projeto em sua versão virtual. Os 3 encontros formativos foram realizados no formato virtual através da Plataforma do Zoom e as escolas ganharam encontros remotos quinzenais de acompanhamento técnico-pedagógico. Além disso, todos os educadores e representantes das secretarias de educação receberam suporte tecnológico individual para melhor participação nas videochamadas e utilização da Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do Projeto Baú das Artes, construída no Google Classroom e compartilhada com todos os inscritos nas etapas formativas.
 
Sobre a Evoluir
 
A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
 
Saiba mais sobre a Evoluir.  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)