Notícias | Geral

Café do Campo das Vertentes é reconhecido com a Indicação de Procedência

Com assessoria | 02/12/2020 - 18:23:25
Produto passa a ser reconhecido pelas suas características únicas. A IP é resultado do trabalho desenvolvido por entidades, com o apoio do Sebrae Minas
 
Nesta semana, Campo das Vertentes foi reconhecida como região produtora de café e recebeu o selo de Indicação de Procedência (IP) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O território agora é o terceiro de Minas Gerais a receber Indicação Geográfica (IG) pelo café produzido. A conquista é fruto de intenso trabalho desenvolvido por entidades da região, com o apoio do Sebrae.
 
A concessão do IP foi publicada, pouco mais de um ano, depois do pedido registrado junto ao INPI, em 14 de novembro de 2019, pela Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave).
 
A região é conhecida pelo clima ameno, e uma excelente altitude para o plantio e características próprias que vão desde o apuro técnico até valores históricos e culturais no plantio de café. Fazem parte do Campo das Vertentes, 17 municípios mineiros: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João Del Rei e São Tiago. 
 
A partir de agora, os cafés produzidos na região passam a ter o título concedido pelo INPI, e poderão ser comercializados com a garantia de origem, a qual resguarda que o produto tem características únicas e que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar, em razão de sua origem geográfica específica.
 
Atualmente, o Brasil tem 73 Indicações Geográficas registradas. A maioria delas são de pequenos negócios no segmento do agronegócio, muito diferentes entre si e localizadas principalmente no Sul e Sudeste (60%). No caso do café, são sete IGs reconhecidas, sendo duas por denominações de origem (Região do Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas) e outras cincos por indicações de procedência (Alto Mogiana, Norte Pioneiro do Paraná, Oeste da Bahia, Região de Pinhal e Campo das Vertentes). 
 
Dedicação e trabalho
 
O trabalho do Sebrae com o café da região começou há 10 anos, na microrregião de Lavras, junto aos produtores e instituições relacionadas à cafeicultura na região. De lá para cá, foram realizadas capacitações, consultorias e ações para promover o aumento da produtividade e ao fortalecimento de uma governança. Por meio desse trabalho, surgiu a Associação de Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave).
 
Em 2015, o Sebrae realizou um diagnóstico da potencialidade do território e a partir daí deu início ao processo de reconhecimento da produção de cafés especiais da região do Campo das Vertentes conduzido pela Embrapa Café, EPAMIG e Sebrae. Neste período, foram avaliados diversos fatores da produção do café, incluindo o produto, método de produção, identidade, territorialidade, desempenho econômico e pesquisa envolvida.
 
Reconhecimento e valorização
 
Para Glaucya Souto, analista do Sebrae Minas, a Indicação de Procedência é o resultado do processo de estruturação da região. “Com esse trabalho, o Campo das Vertentes garante o reconhecimento da produção de cafés, o que traz valorização e proteção. Sabemos do grande potencial da região e queremos agregar valor para o produtor, dando mais oportunidades de ganhos econômicos e sociais”, relata.
 
De acordo com o analista do Sebrae Minas Rogério Galuppo, o Campo das Vertentes agora se junta a outras regiões produtoras de café no estado com Indicação Geográfica: o Cerrado Mineiro e a Mantiqueira de Minas, que já possuem Indicações de Procedência e Denominações de Origem, respectivamente. “As indicações geográficas são instrumentos muito poderosos para valorização regional. O desafio agora é controlar o uso da marca e promover o processo de gestão no território”, explica.
 
Para o presidente da Acave, Giordany Lage, o reconhecimento trazido pela IP é uma vitória para a região. “Estamos vibrando e conscientes que nosso desafio será ainda maior. Temos orgulho da nossa região e sabemos do potencial e da qualidade do nosso café. Antes, não tínhamos uma identificação própria. Agora, temos o ‘Café do Campo das Vertentes’,” comenta o presidente da Acave.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)