Notícias | Geral

Especialista alerta sobre importância de não relaxar nos cuidados com a saúde

Da redação | 19/10/2020 - 20:40:30

O número de mortos por conta do coronavírus vem diminuindo no Brasil e no mundo. Por essa razão, uma maior flexibilização da quarentena é vista em diferentes lugares do país. Parques estão sendo reabertos, estabelecimentos comerciais voltaram a funcionar quase que com a capacidade total e as pessoas estão voltando a frequentar instituições religiosas. 

Em Varginha, houve uma maior flexibilização no setor de bares e restaurantes, o shopping teve seu horário ampliado e os parques municipais, zoológico, museu e biblioteca foram reabertos.
 
Esse cenário preocupa especialistas da área da saúde, já que cenas de praias lotadas também são frequentes pelo país com as ondas de calor que chegaram nas últimas semanas. 
 
Mas é importante esclarecer que a flexibilização não quer dizer que a pandemia está controlada. A falsa ideia de que a vida pode voltar ao normal pode provocar novos surtos de contaminação caso os cuidados com a higiene e saúde sejam deixados de lado.
 
Para que o coletivo não seja afetado, é papel de cada cidadão continuar fazendo sua parte. As recomendações básicas para conter a transmissão do vírus, mesmo com a flexibilização, continuam sendo:
 
- Usar máscara para sair de casa, sem ficar encostando ou removendo enquanto estiver na rua;
 
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente e continuar usando álcool em gel quando sair;
 
- Continuar respeitando uma distância segura das pessoas; 
 
- Não encostar nos olhos, nariz ou boca; 
 
- Sempre que tossir ou espirrar usado o cotovelo para proteger;
 
- Evitar cumprimentar com beijos, abraços e aperto de mãos;
 
- Não fazer aglomerações.
 
Além dos cuidados com a higiene, é importante continuar agindo para manter a saúde em dia e se fortalecer cada vez mais mesmo em meio a pandemia. 
 
Para Angélica Collado, formada em medicina e redatora da área no portal Saudável&Forte, a flexibilização está prejudicando até mesmo os novos hábitos que a pandemia trouxe: um novo olhar da população com a própria saúde.
 
“As pessoas se preocuparam mais em mudar velhos hábitos para se manterem saudáveis. Olharam mais para si, começaram a cuidar da alimentação para evitar desenvolver doenças crônicas, como diabetes e pressão alta. Porém, com a queda no número de mortos, a população está voltando ao antigo normal e deixando de se alimentar bem. Mas não é momento de relaxar, ainda é preciso cautela”, explica. 
 
Uma alimentação balanceada é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do organismo, fortalecer o sistema imunológico e prevenir muitas doenças. “Os alimentos que fornecem vitaminas e os demais nutrientes essenciais para melhorar a imunidade, que por sua vez ajuda a combater infecções”, destaca a médica.
 
Quando a boa dieta é associada ao exercício físico moderado e regular, pode promover ainda mais benefícios para a saúde. Essa é a melhor forma de manter o funcionamento do corpo em dia. “Comer bem e se exercitar são hábitos que devemos levar para toda vida, independente do mundo estar vivendo uma pandemia ou não”, relembra Collado.  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)