Notícias | Agronegócio

Centro de Excelência em Cafeicultura está com 50% das obras concluídas

Iago Almeida | 07/08/2020 - 11:41:58

Ao menos 50 novas vagas de trabalho deverão ser abertas com a conclusão da construção, prevista para dezembro 

Com conclusão prevista para dezembro, as obras do Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, estão 50% executadas. Apesar da pandemia da Covid-19, a construção está adiantada e devem gerar 50 novos empregos em um novo espaço de capacitação e geração de conhecimento (pesquisa). 
 
“Minas Gerais tem uma vocação muito forte para o café e o Sul de Minas produz mais de 50% de tudo o que é colhido no estado. O Centro de Excelência em Varginha, estrategicamente muito bem localizado, reforça a ideia do Sistema FAEMG de trabalhar a excelência da cafeicultura”, afirmou  Breno Mesquita, vice-presidente do Sistema FAEMG, e presidente das comissões técnicas nacional e estadual do Café. 
 
Diante da realidade e das baixas geradas pelas dificuldades econômicas decorrentes do isolamento social, necessário para conter a expansão do coronavírus, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, vai dar mais uma importante contribuição ao agronegócio e à economia mineira. 
 
“O objetivo é ser um centro de inteligência e inovação da cafeicultura para atender os cafeicultores mineiros e do Brasil. Vai agregar valor ao café e ao cafeicultor, gerando mão de obra especializada para toda a cadeia, do grão de café ao cafezinho”, enfatizou Christiano Nascif, superintendente do SENAR Minas. 
 
A instalação em Varginha foi uma iniciativa do presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, que atuou junto ao SENAR Nacional. A iniciativa contou ainda com apoio do Sindicato Rural de Varginha, Fundação Procafé e com a Prefeitura de Varginha, que doou o terreno. A obra, orçada em R$ 13 milhões, foi iniciada no ano passado e segue a todo vapor. 
 
Segundo o prefeito Vérdi Lúcio Melo, “o Centro é muito importante para a nossa cidade, para toda região e para a família cafeicultora. Foi uma grata surpresa ver as obras tão adiantadas e receber a notícia de que no primeiro trimestre de 2021 já vão começar as atividades”, completou. Com o Centro, os cafeicultores terão a oportunidade de ter vários benefícios muito próximos, como faculdades, laboratórios e cursos práticos 
 
Com maior estrutura para os trabalhos realizados juntos aos produtores do Sul de Minas, haverá melhorias na estratégia de toda regional. Serão espaços para exposições, um centro de convenções, quatro laboratórios, salas de aula e áreas para pesquisas e experimentos.
 
 
“O Centro vai solidificar a atividade que é a mais importante do Sul de Minas. O café representa de 60% a 70% da receita dos municípios do Sul de Minas, faz parte da nossa vida e da parte econômica da região.” – José Edgard Pinto Paiva, presidente da Fundação Procafé 
 
Inicialmente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/SENAR Nacional, juntamente com suas federações, idealizou a construção de dez Centros de Excelência no país. Eles irão atender as diversas cadeias produtivas. Varginha será referência nacional na cadeia produtiva do café. 
 
Em Varginha, a Centro de Excelência em Cafeicultura está sendo construído na Avenida Projetada, 115, no Residencial Alto do Vale (ao lado da fazenda experimental do Procafé).  
 
Com informações da Assessoria
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)