Notícias | Geral

Cemig realiza ações para prevenir acidentes na construção civil em Varginha

Com assessoria | 21/02/2020 - 11:23:53
A Cemig está realizando palestras em canteiros de obras da construção civil em Varginha, com o objetivo de orientar os pedreiros e pintores quanto aos riscos em atividades próximas à rede elétrica e outros riscos inerentes às suas atividades. Nesta quarta-feira (18/02) os técnicos da empresa visitaram obras nos bairros Bom Pastor e Bela Vista.
 
Durante as abordagens, estão sendo distribuídos materiais impressos com dicas e cuidados a serem observados durante a reforma e construção de obras civis.
 
O Técnico de Segurança da Cemig, Rafael Trindade Moreira, informa que  para evitar acidentes com a rede elétrica em pequenas ou grandes obras de reforma e construção, é recomendável procurar sempre um profissional competente e experiente, que siga cuidados básicos como observar a distância da rede elétrica antes de iniciar a obra.
 
No caso de existência de uma distância menor do que a distância mínima de segurança, que é de 1,5 metro, deve ser feito um contato com a Cemig  para avaliação da situação.  “É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa encostar, a uma distância menor que meio metro, a vítima já pode sofrer um choque de grande voltagem, podendo provocar queimaduras graves e até mesmo a morte” - alerta.
 
Ainda segundo Rafael Trindade, pintores que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de materiais condutores de eletricidade (como alumínio e outros), além de operadores motoristas de retroescavadeiras, guindastes e caminhões também devem prestar atenção para que, ao içar suas ferramentas de trabalho, não encostem na rede.
 
Em alguns casos, é necessária a instalação de barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas, canos e outros materiais, de forma a impedir a aproximação deles com a rede elétrica. Além disso, como os pavimentos superiores das residências ficam mais próximos dos cabos de energia, deve-se evitar a manipulação de elementos que possam tocar ou se aproximar dos fios de energia.
 
Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar. O telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)