A segunda etapa das obras de Revitalização do Centro de Varginha que teve início no dia 4 de fevereiro, há pelo menos 4 dias está parada. Em resposta a um requerimento feito pela ACIV (Associação Comercial, Industrial Agropecuária e Serviços de Varginha), o secretário Municipal de Planejamento Urbano, José Manoel Magalhães Ferreira, explicou por meio de nota os motivos da paralisação.
Segundo o secretário, parte do atraso se deve a instalação de fibra ótica pela empresa empresa Radiante, à serviço da Phoenix, além das chuvas dos últimos dias. Ainda segundo o secretário, neste sábado (23), caso não chova, após o fechamento do comércio, o asfalto da rua será todo retirado para a instalação do piso intertravado.
Confira a nota na íntegra a nota do secretário:
Prezados Senhores,
A Obra de revitalização do Centro é tida com um grande apreço por esta secretaria e prefeitura.
Desde o início da obra tínhamos consciência que encontraríamos um grande número de interferências e trabalharíamos em local que não poderia fechar.
Isto, certamente, implicaria em sacrifícios, que foram sendo superados na medida em que vencíamos desafios também.
Entramos agora no coração da cidade. Talvez o local mais sensível. Coincidentemente a empresa Phoenix nos pediu autorização para passar fibra ótica na cidade de Varginha, inclusive o centro. Vimos aí uma boa oportunidade para aumentar os benefícios para o comércio.
Começamos a intervenção e para a nossa surpresa, conseguimos antecipar em uma semana nosso cronograma visto que, nas calçadas desse trecho nos deparamos com várias camadas de concreto, o que facilitou o trabalho.
A empresa Radiante, à serviço da Phoenix, adiantou seu cronograma, mas por falta de experiência causou uma série de problemas que estão corrigidos.
Pois bem, sábado dia 17, deveríamos retirar o asfalto para aplicação do Intertravado. É o único trecho onde será feita a remoção do piso viário. Como em outros trechos, esperávamos encontrar paralelepípedos. No entanto, ao fazer análise nos deparamos terra por baixo do asfalto. Pois bem, a empresa ficou impossibilitada de retirá-lo com a chuva que vem nos acompanhando toda semana.
Assim, durante esta semana aproveitamos para rever alguns procedimentos que acreditamos, poderão manter nosso cronograma. Estamos finalizando esses acertos.
Ficamos acertados com a empresa que retornaremos a retirada do asfalto neste sábado (23), após expediente, caso o tempo mantenha-se firme.
Ainda mantemos o nosso cronograma inicial.
Gostaríamos de lembrar que todos temos sacrifícios. Atrasamos o início em 15 dias, a pedido dos comerciantes (isto nos gerou um aditamento na Caixa Econômica no valor de R$4.500,00), já encomendamos projeto para rever a iluminação, já negociamos empresa cidadã a troca de piso do calçadão, já temos três aditivos no valor total de R$60.000,00 visando melhorias não contempladas inicialmente.
Pedimos desculpas pelos transtornos, mas certamente as melhorias compensarão. Realço que temos mantido contato aberto com todos os comerciantes que nos ligam sempre colocando a situação de maneira clara, mesmo as de difícil solução.
À Disposição,
Secretário Municipal de Planejamento Urbano