Notícias | Geral

5 dicas para economizar gasolina

Com assessoria | 21/11/2017 - 18:28:38
Independente da localidade onde você mora, o preço do combustível está de assustar. É um aumento sobre o outro. E aquela velha frase “completa pra mim” dita aos frentistas tem doído muito no bolso. Por isso, nós vamos te contar coisas simples que podem ser feitas no dia a dia e ajudam a melhorar o desempenho do seu automóvel!
 
1. Controle as marchas
 
Ouvir o ronco do motor é só para os pilotos de corrida. Quanto menos o carro indicar a necessidade de uma marcha maior, melhor. Manter o veículo com a rotação adequada e na marcha correta não força o motor e, consequentemente, poupa combustível. 
Também foi-se o tempo que deslocar-se por uma descida na “banguela” fazia alguma diferença. Os carros com injeção eletrônica já identificam essas situações e regulam a distribuição de gasolina. Portanto, tire o pé da embreagem e desça o morro tranquilo e em segurança. Você não vai gastar mais combustível com o automóvel engatado.
 
2. Direção cautelosa
 
Uma direção cautelosa é fundamental para evitar acidentes, mas também para economizar. Evite frear ou acelerar bruscamente. Pisar no acelerador com o carro desengatado ou se você estiver com o pé na embreagem consome mais gasolina e prejudica o desempenho do carro. 
 
Para evitar a necessidade de adotar medidas drásticas, o melhor é manter uma distância considerável para os carros da frente. Você ganha mais tempo para reagir e possibilita uma desaceleração tranquila e com segurança.
 
3. Manutenção é a melhor amiga da economia
 
Pneus em bom estado e devidamente calibrados (respeitando sempre a determinação do fabricante) melhoram a vida útil do pneumático e interferem sensivelmente na economia de combustível. Para você ter ideia, segundo a Agência de Informações em Energia dos Estados Unidos (EIA), a eficiência dos pneus poderia economizar aproximadamente 800 mil barris de petróleo por dia. 
 
O mesmo vale para o restante do automóvel. Alinhamento das rodas, velas e filtros em bom estado evitam desperdício de energia no funcionamento do veículo. Lembrando que desperdício = mais consumo de gasolina. Manter um tanque cheio também melhora o desempenho do carro, uma vez que a bomba de combustível distribui a gasolina com mais facilidade.
 
4. Dimunua o peso do carro
 
Precisa mesmo de tantas malas para aquele passeio no fim de semana prolongado? É comum levar computador, tablet, uma infinidade de roupas, jóias, brinquedos e mais um monte de coisas que você sequer vai tirar da mala. Dedique os dias de folga para relaxar e desconectar-se um pouco do dia a dia da cidade. Leve apenas o necessário e lembre-se que isso, além de te oferecer uma experiência diferente, vai proporcionar uma bela de uma economia.
 
5. Desligue o ar-condicionado
 
Se tem um item que demanda combustível é o ar-condicionado. O utilitário que proporciona o conforto naquela tarde ensolarada pesa bastante na hora de abastecer o tanque. Portanto, utilize nos momentos em que for realmente necessário, e não precisa deixá-lo ligado no máximo. Opte por uma temperatura confortável, sem exageros. 
 
Dica extra: tenha um seguro de carros
 
Engana-se quem acredita que um seguro de carros só existe para ajudar em casos de batidas, roubo e acidentes. Se houver uma pane no sistema de abastecimento ou, se mesmo seguindo as nossas dicas, você ficar sem combustível, o suporte da seguradora está preparado para atendê-lo(a) com rapidez. 
 
Seguindo essas dicas e, com o apoio da sua seguradora, você pode dirigir tranquilo(a)!
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)