Notícias | Cidades

Com estiagem, Varginha entra em estado de atenção, diz Copasa

G1 Sul de Minas | 30/08/2017 - 10:48:27
Segundo Instituto Somar de Meteorologia, só deve voltar a chover na cidade em outubro.
Estiagem começa a deixar níveis baixos em rio e ribeirão de Varginha.
 
Varginha está em estado de atenção por causa da estiagem. No segundo semestre deste ano, choveu pouco no município –apenas no dia 14 de junho e depois só nos dias 18, 19 e 21 de agosto. O volume de água que caiu não ajudou muito os mananciais da cidade e, segundo o Instituto Somar de Meteorologia, só vai voltar a chover por aqui em outubro.
 
Com o nível do Rio Verde dois metros abaixo do normal e do Ribeirão Santana também descendo, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) afirmou que o estado na cidade já é de alerta, mas evitou falar em possíveis racionamentos.
“É importante para o consumidor em um momento desse o consumo consciente de água. Não desperdiçar, não jogar água fora, porque é um momento de atenção”, disse Luiz Carlos Lemes, que é técnico ambiental da Copasa.
 
Lemes diz ainda que a empresa pode retirar até 550 milímetros cúbicos de água por segundo do rio, mas que, por enquanto, está trabalhando com a metade dessa capacidade.
 
“O consumidor é nosso aliado. Ele usando água com consciência e não desperdiçando, é um termômetro muito indicativo de que não haverá, em momento nenhum, racionamento”, completa.
 
Mesmo assim, o abastecimento fica comprometido. Todos os dias a comerciante Rosilene Souza limpa as mesas e o chão do restaurante que tem no Bairro Corcetti. Mas às vezes a rotina tem que mudar.
 
“A falta de água. Coloquei mais uma caixa d’água e mesmo assim eu fico com medo de não dar conta”, explica.
 
O bairro fica no ponto mais alto de Varginha e, segundo os moradores, faltar água tem sido comum. “Na época de seca, falta água. A água não chega aqui em cima, e a gente passa o maior apuro. Todos os moradores passam por apuro”, diz Rosilene.
 
Outro bairro que sofre com problemas no abastecimento é o Jardim Estrela. A manicure Laudicéia Teixeira diz que no período de estiagem, ao longo do dia, o volume de água que cai é cada vez menor.
 
“Nessa época do ano, costuma falhar, a água. A gente tem que controlar com água da caixa”, afirma.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)