Notícias | Trânsito

Reprovações por baliza em exame de CNH representam 70% no Sul de MG

G1 Sul de Minas | 27/04/2016 - 15:10:14
Dados do Detran mostram números nas três maiores cidades da região.
Em Varginha, 71,33% dos candidatos reprovam para estacionar o carro.
 
Dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (MG) mostram que nas três maiores cidades do Sul de Minas, o índice de reprovações por causa da baliza é alto. Em Varginha (MG), ele é de 71,33% apenas nos três primeiros meses deste ano.  De 673 candidatos, 480 foram reprovados nesta manobra.
 
Em Poços de Caldas (MG),  de 1,218 candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 820 foram reprovados por causa da baliza, ou seja, 63 %. Já em Pouso Alegre (MG), de 798 candidatos,  582 foram reprovados pelo mesmo motivo, o que corresponde a 72,9 %.
 
A habilidade de estacionar o carro, embora pareça fácil, como para o Carlos Braga da Silva, amedronta muitos candidatos à CNH. “É tranquilo, vejo se cabe o carro e consigo”. A professora Cristiane Aguiar também diz não ter problemas com a manobra. “Eu sempre olho e se tem gente me olhando, penso: e aí? O mais difícil, pra mim, é a aprovação das pessoas, mas hoje já é mais tranquilo”, disse.
 
Questionado, o instrutor de trânsito Valmor de Lima, atribui o alto índice de reprovação ao nervosismo dos candidatos. “Eles ficam nervosos, a baliza é algo que as autoescolas e os instrutores pegam em cima, mas os candidatos sempre levam mãe, paz, irmãos para assistir ao exame, e com eles observando, aumenta  a pressão familiar, dos amigos, o que pode atrapalhar a pessoa a fazer uma baliza perfeita”, disse.
 
Contudo, o medo da baliza não está só em quem tenta tirar a carteira. Tem muito motorista já habilitado que foge de uma vaga apertada.  O motorista que evita a baliza, na maioria das vezes, sente-se pressionado pelo trânsito, pensa que está atrapalhando o fluxo de veículos e, muitos deles, rodam e procuram lugar onde não precisa manobrar.
 
Um exemplo é o Alessandro Pereira, que tirou a CNH há 10 anos, mas não dirigiu. Agora, ele procurou um instrutor para habilitados. “Quero voltar a dirigir e quero com segurança. Vou treinar mais. Achei um pouco difícil, mas vou praticar mais”, destacou. 
 
Já o instrutor de trânsito para habilitados, Daniel Rabelo, diz que as pessoas que procuram por mais aulas, a maioria, é porque não consegue fazer a baliza. “Muitos é por trauma, medo, temem que outros motoristas vão buzinar. São estes os pontos fracos”, explicou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)