Notícias | Cidades

Prefeitura de Varginha anuncia que vai manter valor do IPTU em 2016

G1 Sul de Minas | 28/07/2015 - 12:41:29
Crise econômica teria motivado decisão, para não onerar os contribuintes.
Projeto de lei ainda segue para a aprovação da Câmara de Vereadores.
 
A Prefeitura de Varginha (MG) anunciou nesta segunda-feira (27) que os valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) não serão reajustados em 2016. O motivo seria a atual crise econômica, e para ajudar o contribuinte, os valores não serão alterados. O projeto de lei será enviado para votação na Câmara de Vereadores, que tem até dezembro deste ano para votar o projeto.
 
A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa na tarde de ontem, segunda-feira. Segundo o prefeito Antônio Silva (PTB), a prefeitura analisou a atual crise econômica e decidiu manter o valor do IPTU para os contribuintes em 2016.
 
"Diante deste quadro desfavorável e que acarreta uma certa insegurança às pessoas, sensibilizados com isso, nós definimos que a partir de 2016 nós não faríamos aquela redução dos descontos que está prevista na atual lei do IPTU", disse o prefeito.
 
O projeto garante ainda o congelamento dos descontos do valor do reajuste, que iam de 50% a 90%. Se o projeto for aprovado pela câmara, a prefeitura vai deixar de arrecadar R$ 3 milhões.
 
"Nós vamos deixar de arrecadar, mas pelo menos vamos injetar esse dinheiro no comércio, pessoas que podem transformar isso em investimento a favor da nossa cidade", completou Silva.
 
Reajuste polêmico
 
Em março deste ano, a chegada dos carnês de IPTU causou polêmica em Varginha. Em alguns casos, o reajuste chegou a 1.500% em relação a 2014. Segundo a prefeitura, o custo aumentou tanto por causa da atualização do valor venal dos imóveis, o que não acontecia há quase 20 anos.
 
Segundo a Secretaria de Fazenda, muitos carnês este ano ainda estavam em 60% e 90% abaixo do que foi atualizado e o imposto seria corrigido, gradativamente, ao longo dos próximos oito anos até alcançar o total devido.
 
A Câmara de Vereadores de Varginha chegou a contestar na Justiça o reajuste no IPTU dos imóveis da cidade, que seria inconstitucional, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) indeferiu o pedido de inconstitucionalidade dos vereadores. Solicitação seguiu para análise da Procuradoria Geral de Justiça.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)