Notícias | Eleições 2024

Cemig orienta sobre os cuidados com a energia elétrica durante o período eleitoral

Com assessoria | 29/08/2012 - 07:43:55

Com a aproximação das eleições municipais de outubro, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta os candidatos, partidos políticos e demais envolvidos nas campanhas eleitorais sobre os cuidados que devem ser observados com relação à rede elétrica. 

O engenheiro eletricista, de normalização e tecnologia Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, explica que a montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento para a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.

“Os palanques devem ter sua altura calculada para não se aproximarem da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a sua movimentação. Veículos de som, tipo trios elétricos requerem uma verificação prévia do trajeto para evitar a aproximação de suas partes ou de seus ocupantes dos fios e equipamentos da rede elétrica, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro”, afirma.

De acordo com o engenheiro, as pessoas devem ter cuidado com a utilização de bambus e varas metálicas, como hastes ou suportes para a fixação das bandeiras, que também deve respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede. O especialista alerta para a necessidade de se calcular a altura desses objetos para que não aconteça contato com a rede elétrica.

“Com relação a hastes, com bandeirolas na extremidade superior, o cuidado a ser tomado é o mesmo que com as antenas de TV. Elas devem ser instaladas longe da rede elétrica, antevendo sua trajetória em caso de queda – que varia de acordo com o comprimento do objeto, para que sua extremidade superior não atinja a rede em caso de queda”, ressalta.

O engenheiro alerta sobre o prazo de atendimento para ligações provisórias desses eventos. Segundo o especialista, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência.

Além disso, os organizadores desses eventos devem ficar atentos, pois somente profissionais qualificados podem realizar instalações elétricas e só a Cemig concede autorização para as ligações provisórias. “Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. Existem casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios com pessoas feridas”, destaca o engenheiro.

Ao utilizar equipamentos de som, muita precaução com as emendas. Deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica. Nos trios elétricos, o engenheiro salienta que os cuidados devem ser redobrados, uma vez que podem ocorrer acidentes com bandeiras na rede.

A Cemig também elaborou uma carta de recomendação para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para orientação de candidatos, presidentes de partidos políticos e juízes para o pleito de outubro.
Cuidados

De acordo com as normas de segurança da Empresa, não devem ser utilizados postes e padrões de energia para afixar bandeiras e cartazes dos partidos e seus candidatos. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.

Segundo Demétrio Venício Aguiar, o mesmo vale para fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeiras e cartazes dos partidos e de demais materiais com risco de incêndio.

Dicas de segurança

Montagem dos palanques - Devem ter sua altura calculada para que não se aproximem da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dos palanques devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede elétrica.

Ligações elétricas - Para ligar os palanques e a iluminação dos comícios, chame um profissional especializado para fazer o projeto elétrico e a execução da instalação e solicite uma ligação provisória junto a Cemig. Gambiarras ou ligações clandestinas, além de perigosas para quem as faz, podem provocar acidentes.

Iluminação - Deve ser feita por um eletricista e não pode ficar ao alcance das pessoas. Os fios da iluminação devem ficar distantes da fiação da rede elétrica. É proibido afixar os circuitos de iluminação do evento nos postes da Cemig.

Bandeiras e cartazes dos candidatos - É proibido subir em postes e também afixar neles as bandeiras e cartazes dos partidos e seus candidatos. Cuidado com o uso de bambus e varas metálicas, como hastes/suportes para a fixação das bandeiras. Manusear estes objetos próximos ou em contato com a rede elétrica pode causar acidentes graves e fatais.

Fios partidos - Se você encontrar um fio partido, não se aproxime e afaste as pessoas do local. Ligue imediatamente para o 116 e chame a Cemig. Um fio partido caído ao chão pode estar energizado e somente a Empresa ou seu pessoal autorizado poderá removê-lo com segurança.

Fogos de artifício e artefatos metálicos - Devem ser manuseados somente pelos adultos, em local seguro e longe da rede elétrica. Esses artefatos em contato com os fios elétricos podem provocar curto-circuito e causar acidentes. A comercialização e o uso de serpentinas metálicas são proibidos em Minas Gerais, jamais utilize estes artefatos próximos da rede elétrica.

Trios elétricos e veículos que transportam pessoas em carroceria - Devem ter altura calculada para não se aproximarem da rede elétrica. É necessário considerar as pessoas presentes nos veículos, movimentação de bandeiras etc.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)