Notícias | Geral

Como as empresas podem minimizar os efeitos da crise e manter-se competitivas? - Parte I

Catraca Livre | 27/11/2015 - 15:55:10
Professor e consultor Álvaro Camargo explica a importância dos processos de aproveitamento de lições aprendidas nas organizações como forma de melhorar resultados econômicos e financeiros.
 
A situação das empresas brasileiras é hoje, para dizer o mínimo, muito mais complicada do que há alguns meses. A explicação disso é simples: o Brasil está passando por uma crise política e econômica sem precedentes. Como as empresas podem minimizar os efeitos da crise e manter-se em condições competitivas? Essa é a pergunta de que todos querem a resposta.
 
Na busca por essa resposta, conversamos com Álvaro Camargo (www.alvarocamargo.com.br). Além de professor convidado dos cursos de MBA de Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, palestrante, autor de livros e artigos científicos na área de negócios e projetos, é consultor atuante no mercado brasileiro, para empresas de porte como Odebrecht, Roche, Syngenta, Coca Cola e outras.
Sobre o enfrentamento da crise, Camargo é um defensor entusiasmado dos processos de aproveitamento de lições aprendidas em organizações como forma de melhorar resultados econômicos e financeiros, além de propiciar valor aos clientes e colaboradores. Os detalhes dessa prática podem ser vistos a seguir.
 
1 - Quais as premissas básicas que fundamentam o processo de lições aprendidas?
 
Quando falamos de lições aprendidas, temos de distinguir duas coisas que são bem diferentes entre si e têm a ver com os dois únicos procedimentos feitos por qualquer organização: a operação de rotina e a execução de projetos. Qualquer atividade de uma organização é sempre enquadrada ou na operação de rotina ou na execução de projetos. 
 
Sendo assim, é possível afirmar que uma coisa são as lições aprendidas por meio das rotinas operacionais que uma organização desenvolve. Outra coisa bem diferente são as lições aprendidas em projetos desenvolvidos pela organização. A operação garante a sobrevivência da empresa. São os projetos que garantem a sobrevivência e a prosperidade da empresa no longo prazo.
 
Como as organizações dependem de suas operações de rotina para gerar resultados, é normal que haja um processo natural de aprendizado quando se lida com as rotinas. Mas quando se fala de executar projetos, poucas são as organizações que possuem processos formais de captura, análise, divulgação e aproveitamento de lições aprendidas.
 
Fazer projetos é mudar aquilo que existe, como, por exemplo, fazer uma melhoria de processo, desenvolver um novo produto ou fazer uma nova campanha de marketing. Os projetos têm por finalidade mudar as rotinas da organização e implantar a estratégia da organização.
 
Uma vez entendido isso, podemos afirmar que, para o caso das operações, o ponto de partida é a existência de uma política de qualidade que direcione as ações de rotina operacional da empresa. Já no caso do desenvolvimento de projetos, o essencial é que a direção da organização tenha consciência de que ter processos formais de lições aprendidas em projetos é uma atitude inteligente e que gera resultados.
 
E a premissa mais básica é entender que, para aproveitar as vantagens de ter processos formais de lições aprendidas, é necessário ter certa tolerância a erros e enxergá-los como oportunidades de melhoria.
 
Na próxima semana será abordado quais os erros mais comuns que as empresas cometem quando o assunto é 'lições aprendidas' e quais as principais vantagens de implantar o processo de lições aprendidas em uma organização?
 
Mais informações no alvarocamargo.wordpress.com ou pelo email camargo.alvaro@gmail.com.
Matéria originalmente publicada no portal www.conexao.com
Mais informações: (35) 3222-5466 e/ou (35) 3222-6570
FGV Referência para sua carreira. Referência para sua vida.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)