Notícias | Cidades

Após três adiamentos, Samu é inaugurado em Varginha nesta sexta

G1 Sul de Minas | 30/01/2015 - 10:46:45

Solenidade acontece nesta sexta-feira e atendimentos começam sábado.
Ao todo, 153 municípios divididos em 34 bases serão beneficiados. 

Após ser adiada por três vezes, a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional acontece na manhã desta sexta-feira (30) em Varginha (MG). Durante a solenidade serão inauguradas a sede do serviço e a central de operações, que vai receber as ligações de emergência e passar para as bases mais próximas dos pacientes.
 
Já os trabalhos começam no sábado (31) e vão atender 153 municípios do Sul de Minas, divididos em 34 bases. A instalação da estrutura custou cerca de R$ 3 milhões.
 
O novo Samu traz também câmeras em cada uma das 43 ambulâncias recebidas. Nove delas são UTIs móveis. As imagens poderão ser acompanhadas pelos profissionais da central de operações, facilitando e monitorando os atendimentos.
A implantação do sistema foi adiada por três vezes desde outubro de 2014. Primeiro por problemas com convênios e com o governo do estado e depois porque faltavam médicos para o quadro de serviços. Os adiamentos também causaram transtornos para os profissionais convocados para o serviço.
 
Confira as 34 cidades onde o Samu passa a ter base no Sul de Minas:
Aiuruoca, Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, * Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
 
(*) O Samu considera Poços de Caldas, onde o serviço já existe, como uma base do Samu Regional. No entanto, a cidade não faz parte do Cissul, o consórcio criado para operar a nova estrutura inaugurada nesta sexta-feira.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)