Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.











Bueno Brandão – Campo Místico, um Município Mineiro
18/01/2011

Detalhes de uma arquitetura de época

A religiosidade presente

O Secretário de Turismo em sua nobre missão

Abundância de fontes d'água na região

Sensação de paz no caminho para Bueno Brandão

- Estive lendo sobre Campo Místico, o antigo distrito, que quando emancipado tornou-se Bueno Brandão.

- Os habitantes da agradável cidade sentem-se orgulhosos de seu nome inicial: Campo Místico. Entretanto em 1938 surgiu o município o qual passou a chamar-se Bueno Brandão em homenagem ao ex-presidente do Estado de Minas Gerais, Julio Bueno Brandão. Estou certo?

- Sim senhor.

A Igreja Matriz, ponto de encontro

- Do que vive Bueno Brandão?

- Durante algum tempo, no inicio do século passado, a região chegou a ser produtora de vinho.Mas o seu grande trunfo foi a produção de fumo, além do café. O mais interessante é que com o decorrer dos tempos e a chegada de imigrantes o Município tornou-se o principal produtor de batatas do Sul de Minas. Até os dias de hoje o café e a batata são importantes na região.

- É interessante constatar as belezas da Serra da Mantiqueira quando você se encontra nas alturas de Bueno Brandão: cachoeiras, corredeiras e pequenas quedas d'água no seio de reservas protegidas da Mata Atlântica fazem com que você se sinta em uma localização privilegiada na microrregião dePouso Alegre.

Bueno Brandão, 12 mil habitantes

- Há três semanas atrás fui a Bueno Brandão e a minha sensação foi de alivio ao encontrar uma pequena cidade (cerca de 12 mil habitantes) rodeada de verde por todos os lados. Aparentemente existe uma preocupação bastante grande por parte da administração local e dos habitantes para que Bueno Brandão consiga ser um exemplo em turismo ecológico e lazer
rural no sul de Minas Gerais.

- Onde você hospedou-se?

- Na Pousada Chave do Céu. Vou aproveitar para ler o que Álvaro e Mônica Castilho prepararam para que você se interesse e vá descansar em um casarão antigo, recuperado e
adaptado ao conforto indispensável quando buscamos estar em contato com a natureza: "A Pousada Chave do Céu fica localizada em meio a uma cadeia de montanhas, na Serra da Mantiqueira, com uma vista privilegiada, flora e fauna esplendorosas, além de quedas d'água cristalinas e pequenas cachoeiras que podem ser desfrutadas mesmo sem sair dos limites da Pousada.

Capricho na recuperação do patrimônio


A Chave do Céu está a 9 km de distância da cidade de Bueno Brandão (sul de Minas Gerais), no bairro Boa Vista dos Barbosa, região totalmente dedicada ao cultivo do café. Esta atividade também propicia, durante a florada, uma paisagem de encher os olhos. As lavouras se transformam em tapetes de flores brancas de uma beleza indescritível!

A casa sede da antiga fazenda de café foi totalmente restaurada preservando as características da construção e arquitetura de época e transformada em uma charmosa pousada com 3 suítes, confortáveis e muito aconchegantes.

Casarões a serem recuperados em Bueno Brandão Casarão recuperado por Mônica e Álvaro Castilho

Nossas instalações são simples e rústicas como pede a região, porém com atenção especial visando oferecer uma acolhedora estadia.

Nosso autêntico café-da-manhã da roça é preparado no fogão à lenha. Servimos as delícias da culinária local, em ambiente aconchegante e bem cuidado.

O café servido é colhido em nossa própria lavoura, sempre muito elogiado pelo aroma e sabor.

A Pousada Chave do Céu foi concebida para oferecer a seus hóspedes a oportunidade de estar em contato direto com a natureza e aproveitar os benefícios que ela proporciona: físico, mental e espiritual."

Descanso na Pousada Chave do Céu O cavalo, fiel companheiro no turismo rural

- Tomara que Bueno Brandão não perca as suas características de cidade pequena, pacifica e saudável, não é mesmo?

- Não perderá. Se depender de Álvaro e de Mônica Castilho, aliados do atual Secretário de Turismo, Bueno Brandão será um dos mais autênticos destinos de turismo ecológico no território brasileiro.

Vista bucólica do Sul de Minas Conforto e originalidade no pé da Serra

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)