Notícias | Cidades

Leitor questiona segurança de obra de igreja evangélica no bairro Canaã, em Varginha; templo e CREA se pronunciam

Iago Almeida | 26/07/2021 - 12:09:09
(Foto: Recebida por Whatsapp)

A obra de construção da Igreja Templo dos Milagres, no bairro Canaã em Varginha, foi questionada por um leitor que enviou foto e áudio ao Varginha Online na última semana. Vale lembrar que no começo de julho, a parede do segundo andar da construção desabou; ninguém se feriu na ocasião.

Segundo o leitor, que preferiu não se identificar, "eu passo ali todo dia e até hoje não fizeram nada. Interditaram o passeio mais ou menos, de modo muito precário, e está tendo culto todo dia na parte debaixo da Igreja, do mesmo jeito. Está representando um perigo para quem passa ali a pé, para quem passa de carro e pra quem frequenta a igreja", afirmou o leitor, em áudio. 

Em nota enviada ao Varginha Online, a Igreja Evangélica Templo dos Milagres afirmou que acionou o engenheiro responsável pela obra, imediatamente após o incidente, para avaliar as condições na edificação; segundo a igreja, "foi constatado que se tratava de declive de parte da laje do piso superior vindo apenas a ceder, ficando suspensa pelas vigas de sustentação e pilares, portanto não afetou o piso inferior", afirmou. 

Além disso, a igreja ainda disse que acionou as autoridades competentes para vistorias, que constataram que não há riscos para os frequentadores do local. "Diante o resultado positivo da fiscalização e vistorias alegando não haver risco, foram tomadas as providências para isolar a calçada lateral da Obra e iniciar a retirada da parte afetada, quanto ao piso inferior onde ocorre as celebrações, continuam em uso normalmente pois não oferecem nenhum risco a integridade física dos que frequentam o local", afirmou a nota. Confira o documento completo, abaixo.

Já o Crea-MG afirmou que realizou uma vistoria na igreja, no dia 10 de novembro de 2020 e que em razão da queda de uma parede no segundo andar da construção, a fiscalização vai retornar ao local para registro da situação. "As informações serão analisadas e encaminhadas à Câmara Especializada para verificação de indícios de infração ao código de ética profissional do Sistema Confea/Crea", afirmou. Confira a nota completa do Crea-MG, abaixo.

Entramos também em contato com a Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Assessoria de Comunicação, e não obtivemos retorno. Confira abaixo as palavras enviadas pela igreja Templo dos Milagres e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Nora completa enviada pela igreja Templo dos Milagres

A Igreja Templo dos Milagres na data de 01/07/2021 informou por meio de nota, que posteriormente iria se pronunciar novamente sobre o andamento das averiguações do problema sofrido na edificação de seu Templo onde parte da laje do piso superior cedeu, motivo pelo qual vem por sua Assessoria Jurídica, publicar nova NOTA DE ESCLARECIMENTO, para demonstrar sua lisura e cuidado com seus membros que continuam a utilizar o piso inferior do Templo e dos transeuntes que usam a via pública acima do Templo.

Imediatamente após o ocorrido foi acionado o engenheiro responsável pela obra Sr. Ricardo Costa Alves, que prontamente dirigiu-se ao local para analisar o ocorrido e as condições estruturais da edificação, o qual foi constatado que se tratava de declive de parte da laje do piso superior vindo apenas a ceder, ficando suspensa pelas vigas de sustentação e pilares, portanto não afetou o piso inferior. 

Foram acionados então as autoridades competentes (CREA-MG, PREFEITURA, BOMBEIROS E DEFESA CIVIL) para fiscalização e vistoria de toda edificação, o qual foi constatado que a edificação está com toda sua documentação regular, tendo o acompanhamento de engenheiro civil responsável e que o piso inferior não foi afetado, portanto não causando risco para os membros, até porque se houvesse algo irregular a medida seria o embargo da obra, o que não ocorreu. 

Diante o resultado positivo da fiscalização e vistorias alegando não haver risco, foram tomadas as providências para isolar a calçada lateral da Obra e iniciar a retirada da parte afetada, quanto ao piso inferior onde ocorre as celebrações, continuam em uso normalmente pois não oferecem nenhum risco a integridade física dos que frequentam o local. 

Em tempo, a IGREJA TEMPLO DOS MILAGRES informa que é uma denominação idônea que zela pelos seus membros e comunidade varginhense tendo como sua bandeira o resgate de vidas pelo poder da Palavra de Deus que é Viva e Eficaz.   

Nota completa enviada pelo Crea-MG

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) informa que fiscalizou a construção da igreja evangélica Templo dos Milagres, no bairro Canaã, em Varginha-MG, no dia 10/11/2020. Na ocasião, a obra estava regular.

Em razão da queda de uma parede no segundo andar da construção, a fiscalização vai retornar ao local para registro da situação. As informações serão analisadas e encaminhadas à Câmara Especializada para verificação de indícios de infração ao código de ética profissional do Sistema Confea/Crea.

Não é de competência do Crea-MG ações como interdição ou embargos de obras, medidas de segurança e assemelhados, verificação técnica de obras e de procedimentos, realização de perícias, vistorias e emissão de laudos técnicos. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966, defendendo a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a atuação de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)