Notícias | Covid-19

Varginha intensifica fiscalizações em estabelecimentos e locais com maior movimentação de pessoas

Iago Almeida | 26/01/2021 - 12:02:39

A Prefeitura de Varginha não deu trégua no fim de semana e colocou diversas equipes da Guarda Civil Municipal e dos Setores de Vigilância Sanitária e de Posturas para fiscalizar bares, restaurantes, conveniências, clubes e outros locais. De acordo com os fiscais, foram diversas visitas a vários estabelecimentos visando o cumprimento dos decretos municipais.

 
"Os clubes vão receber, nesta terça-feira (26), o auto de infracão pela não exigência por falta de uso de máscara por parte dos associados em áreas comuns", afirmou a Prefeitura, sem especificar quais seriam.
 
 
Para a Secretaria Municipal de Saúde, o maior problema da propagação da Covid-19 em Varginha está dentro das casas, com surtos intrafamiliares. "As famílias insistem nos encontros e confraternizações. Essas denúncias são encaminhadas para a Polícia Militar", afirmou a Prefeitura.
 
O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho já vem fazendo esse alerta há algum tempo. “Não conseguimos barrar ainda a transmissão da Covid-19 dentro das casas, além de ser um espaço inviolável, as contaminações seguem seja pelo descuido em relação às medidas básicas da prevenção – banho e trocar as roupas e calçados antes de permanecer juntos aos familiares, higienizar as mãos frequentemente, usar máscaras se estiver suspeito ou com síndrome gripal; ou pela insistência das festas e confraternizações familiares”, explica.
 
Agora, a Prefeitura de Varginha informou também que continuará de olho nos ranchos que demonstram o que já era previsto, o problema da aglomeração e o não cumprimento das medidas protetivas e preventivas.
 
 
As equipes também foram para a rua verificar o uso obrigatório da máscara. Os fiscais estão de olho principalmente em locais de grande movimentação de pessoas como o alto da Cemig, onde muitos caminham e praticam atividades físicas, e no centro. “É como o prefeito Vérdi Melo já explicou: existe uma minoria que insiste em não usar a máscara”, revela Nara Alvarenga, chefe da Vigilância Sanitária. 
 
Outro hábito que está sendo detectado, segundo a Prefeitura, é que as pessoas tiram a máscara ao falar no telefone, o que não deve acontecer. A chefe da vigilância ainda contou que foram distribuídas máscara para a população em situação de rua.
 
Apesar do empenho em barrar a Covid na cidade, a Prefeitura de Varginha pede encarecidamente para que as pessoas sigam os protocolos da prevenção, pois só no último fim de semana foram registrados cinco óbitos na cidade e outros quatro nesta segunda-feira (25). “Todos sabem muito bem como prevenir a doença e todos tem que dar valor a vida, ou seja, aprendam pelo amor e não pela dor”, destaca o secretário de Saúde.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)