Notícias | Agronegócio
Emater faz levantamento das agroindústrias familiares em 742 municípios mineiros
Com assessoria | 23/01/2021 - 11:22:56
Foto: Divulgação/Emater-MG
(Foto: Divulgação/Emater-MG)
Sistema eletrônico desenvolvida pela empresa apresenta dados importantes sobre o setor
 
Informações mais precisas sobre o cenário socioeconômico da agroindústria mineira. Esse é um dos principais objetivos do Safra Agroindústria. O sistema eletrônico foi desenvolvido pela Emater-MG e apresenta dados importantes sobre o setor, que podem auxiliar na implantação de políticas públicas.
 
“A agroindústria de alimentos da agricultura familiar ocupa um lugar de destaque na cadeia produtiva do estado de Minas Gerais. Neste cenário, o desenvolvimento de um sistema de levantamento de dados referentes a essas agroindústrias torna-se essencial para o conhecimento da produção de alimentos do Estado”, diz a coordenadora estadual Laura Peres de Castro Penna.
 
O sistema é atualizado a cada semestre. Os dados são referentes aos municípios conveniados com Emater-MG e o levantamento das informações é feito pelos técnicos da empresa.
 
O Safra Agroindústria traz o número total de agroindústrias, número de agroindústrias familiares individuais e coletivas, número de agroindústrias não familiares e o total de agroindústrias familiares legalizadas sanitariamente. É possível saber também a produção estimada da agricultura familiar.
 
De acordo com a equipe responsável pelo sistema Safra Agroindústria, são consideradas agroindústrias as unidades de processamento de alimentos que realizam qualquer tipo de ação (produza, beneficie, prepare, transforme, manipule, fracione, receba, embale, reembale, acondicione, conserve, armazene), visando à comercialização regular dos produtos.
 
“As exceções são as aves, pescado e carnes, que devem ser abatidas em abatedouros/frigoríficos ou em instalação específica para serem lançadas no sistema como agroindústrias”, explica Laura Penna.
 
O Sistema Safra Agroindústria é composto por 12 categorias: carnes, frutas, cana-de-açúcar, mandioca, milho, mel, quitanda, hortaliças e condimentos, leite, queijos artesanais, café e ovos.
 
“Foi identificada uma grande diversidade de produtos elaborados pela agricultura familiar e a necessidade de um amplo trabalho técnico para estudar as características das agroindústrias de pequeno porte no estado, identificando com maior detalhamento os dados qualitativos e quantitativos desses empreendimentos”, comenta a coordenadora estadual.
 
Agroindústria mineira em números
 
De acordo com a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a atividade agroindustrial de pequeno porte está em expansão no meio rural, sendo uma alternativa de renda importante para a agricultura familiar.
 
O levantamento foi feito em 742 municípios. O total de agroindústrias é de 36,6 mil, sendo 33,9 mil estabelecimentos familiares. Desse total de agroindústrias familiares, 33,3 mil são individuais e 686 agroindústrias familiares coletivas. A pesquisa ainda registrou 2,3 mil indústrias não familiares e 289 agroindústrias que prestam o serviço para os agricultores familiares.
 
O destaque fica por conta da cadeia produtiva do leite: são 11,4 mil agroindústrias familiares individuais - com 7,3 mil voltadas para a produção específica de queijos artesanais, e 29 agroindústrias familiares coletivas. Em segundo lugar está a mandioca, com 5,2 mil agroindústrias familiares individuais e 293 coletivas. A cadeia produtiva da cana-de-açúcar aparece em terceiro lugar com um total de 4,1 mil de agroindústrias familiares individuais e 76 coletivas.
 
Do total de agroindústrias familiares individuais e coletivas, cerca 17,5 mil processam produtos de origem animal e 16,4 mil produtos de origem vegetal. A produção das agroindústrias familiares de Minas Gerais é cerca de 200 mil toneladas por ano. Destaque para a produção de derivados de cana-de-açúcar (cachaça, rapadura, açúcar mascavo e melado), com 67,1 mil toneladas por ano. Em seguida, está a produção de leite e derivados com 61 mil toneladas.
 
Em 2018, Renato Saraiva Diniz conseguiu o registro da sua agroindústria junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Foram três anos para legalizar o seu estabelecimento agroindustrial: o Lacticínio Dona Tota, que fica em Esmeraldas, na região Central de Minas Gerais. No espaço é produzido queijo Minas Frescal. São 140 quilos por dia. Tudo vendido no município vizinho de Betim.
 
Para obter o registro do IMA, Renato construiu uma nova agroindústria para atender as exigências do órgão estadual. “Eu comecei a fazer uma pequena produção. Foi a Emater quem me orientou para fazer a legalização”, lembra o produtor. Segundo Renato, o principal benefício é que “se tiver uma fiscalização, eu não terei a retenção dos meus produtos. Além disso, tenho a minha consciência limpa”, diz.
 
O produtor recebeu todas as orientações técnicas para a regularização da sua agroindústria. O projeto das novas instalações foi elaborado pela Emater-MG. Também foram adquiridos novos equipamentos.
 
“Fizemos o acompanhamento de todo o processo junto ao IMA, desde a preparação dos documentos, respostas ao IMA, assistência técnica na produção do queijo, rotulagem dos produtos, análise de viabilidade financeira, sistema de tratamento de dejetos da residência”, conta o coordenador regional técnico da Emater-MG em Sete Lagoas, Clóvis Públio Alves Júnior.
 
Segundo ele, o benefício para o produtor é “poder acessar mercados formais. Os estabelecimentos comerciais nas cidades maiores não compram produtos 'clandestinos'", diz.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Atendimento aos produtores rurais - 04/03/2021
Criatividade, agilidade e trabalho em equipe foram determinantes para que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.
Vacina contra a Covid-19 - 04/03/2021
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (03), em edição extra do Diário Oficial da União, avisos de dispensa de licitação que sinaliza a intenção de compra de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer e de 38 milhões da vacina d
Loterias - 04/03/2021
Um ganhador de Curitiba foi o único a acertar os seis números da Mega-Sena sorteados nesta quarta-feira (23) e receberá 2.780.964,58.
Operações na região - 04/03/2021
A Polícia Militar apreendeu ao menos cinco adolescentes que estavam com drogas e produtos furtados em cidades da região, nesta terça-feira (02).
Atendimento dos munícipes - 04/03/2021
O vereador Bebeto do Posto solicitou, através de requerimento encaminhado ao executivo, informações sobre as especialidades médicas disponíveis para atendimento dos munícipes em Varginha.
Manutenção na praça - 03/03/2021
O vereador Dandan do Mercadinho apresentou na última reunião da Câmara uma indicação ao Executivo e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Melhoria no parque - 03/03/2021
Através de um requerimento encaminhado à administração municipal, o vereador Cristovão Vilas Boas solicitou algumas informações sobre a revitalização do Parque Centenário, localizado no bairro de mesmo nome.
Criança de 9 anos - 03/03/2021
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou, nesta segunda-feira (2/03), o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Da Bahia para Maria da Fé - 03/03/2021
Um caminhão refrigerado carregado com mais de 1,6 tonelada de azeitonas partiu do município baiano de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com destino ao Sul de Minas Gerais.
Safra de Café 2021 - 03/03/2021
A safra de café em 2021 será menor que a do ano anterior.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)