Notícias | Covid-19

Hospital de Campanha está com 87% dos leitos ocupados em Varginha, afirma prefeito

Iago Almeida | 21/01/2021 - 17:51:03

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (21), no pátio da Prefeitura Municipal. Segundo o prefeito, 87% dos leitos estão ocupados no Hospital de Campanha, montado e funcionando no campus da Universidade Federal de Alfenas - Unifal, desde junho de 2020, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

 
"O nosso sinal vermelho já acendeu aí. Mas num primeiro momento, a doença está sob controle da nossa Vigilância, da nossa secretaria, a coisa está caminhando dentro da nossa expectativa", afirmou o prefeito Vérdi Lúcio Melo. 
 
Os casos dispararam no município neste ano, após as festividades de Réveillon, e o caminho, segundo o prefeito, para que a curva de contaminações seja barrada, é a medida preventiva. 
 
"Por exemplo, no Carnaval, nós estamos extinguindo os pontos facultativos. Nós vamos promover uma ação, dificultando viagens e isso já é um passo que nós vamos dar para evitar que as pessoas vão para as praias, passem quatro, seis dias, e voltem contaminadas. Agora outras medidas serão difíceis, pois nós não sabemos quem viajou, quem deixou de viajou, quem contaminou, quem não contaminou", explicou o prefeito. 
 
Segundo o secretário de Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho, dentro da equipe do Disque Denúncia, existe um monitoramento das redes sociais para fiscalizar viagens de munícipes. 
 
"O grande problema que nós temos hoje, são os surtos intrafamiliares, intradomiciliares. Nós estamos agora essa semana pagando as contas do Réveillon da população. Há uma dificuldade grande, porque, dentro do domicilio, as pessoas abrem as guardas, relaxam nas medidas de prevenção por acharem que por coabitar, todo mundo pode compartilhar o mesmo ambiente", enfatizou. "As viagens são sabidas posteriormente, porque as pessoas realmente usam das redes sociais", afirmou.
 
Questionado sobre as barreiras sanitárias, nas entradas do município, o secretário afirmou que é muito difícil controlar saídas e entradas de carros no município. "No momento em que você tem uma circulação viral, nacional, e uma situação desconfortável, regional, estadual, e nos estados que nos cercam, elas deixam um pouco a desejar, porque, por mais entradas que você tente cobrir, os próprios familiares e colegas avisam, para quem viajou, onde estão montadas essas barreiras. E nós temos cidades em que as pessoas compartilham recursos humanos, existem viagens de negócios, de reuniões, de empresários, de profissionais de saúde, de pessoas que realmente precisam viajar", explicou Dr. Luiz. 
 
No novo boletim, divulgado nesta quinta-feira (21), Varginha registra 4.060 casos confirmados de Covid-19, sendo 64 mortes e 3.375 curados. De acordo com a Secretaria de Saúde, 6.662 pessoas estão em monitoramento e outras 72 estão internadas, sendo 56 já confirmadas com a doença (38 em enfermarias e 18 em CTI).
 
"Nós estamos tomando as medidas, com muita cautela, com muita serenidade. Estamos trabalhando sério, tomando medidas razoavelmente sérias, para que a gente possa então fazer o enfrentamento. E na minha concepção, posso estar equivocado, nós vamos até o final do ano pra chegar a vacinar toda população, principalmente em relação a aplicação de duas doses", encerrou Vérdi. 
 
Disque Denúncia
 
A Secretaria de Saúde pede para que a população denuncie situações em que perceber risco sanitário para transmissão da doença, aglomerações e desrespeito aos decretos municipais. Confira onde realizar a denúncia:  
 
Telefone/Whatsapp: (35) 9 9107-4735.  
Por e-mail: denúncia.covid@varginha.mg.gov.br  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)