Notícias | Cidades

Levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes Aegypti em Varginha; Mutirão de Limpeza retorna nesta semana no bairro Sion

Da redação | 18/01/2021 - 20:02:14

A Prefeitura de Varginha divulgou nesta segunda-feira (18) os resultados do 1º (primeiro) LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2021. Realizado entre dos dias 11 e 13 de janeiro, o LIRAa classificou o município como Médio Risco de infestação do mosquito Aédes Aegypti.

 
O LIRAa é um levantamento que consite em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo Programa do Ministério da Saúde, sendo realizado em todo o território nacional em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis. Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.
 
Neste primeiro levantamento foram encontrados 149 focos do Aedes Aegypti. Os bairros com maior infestação são Sion, Cruzeiro do Sul, Carvalhos, Centenário e Mont Serrat. Os recipientes mais comuns que foram flagrados com focos foram caixa de coleta de água da chuva, pratos de plantas, pneus e latas. 
 
O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho, pede à população para dedicar 15 minutos por semana para eliminar todos os recipientes que possam virar ambiente propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue. “O mosquito tem o ciclo biológico cujos ovos podem eclodir de 7 em 7 dias e vale destacar que 80% dos casos de dengue acontecem por contaminação dentro de casa”, alerta o secretário. Ele ainda lembra que “prevenir sempre é o melhor caminho para evitar doenças”.
 
Mutirão de Limpeza
 
Para ajudar a população a evitar a dengue na cidade, a Prefeitura desenvolve diversas ações como o Mutirão de Limpeza e a colocação de tampas e caixas d´água de imóveis abandonados ou pessoas carentes. 
 
Baseada no LIRAa, a Prefeitura decidiu que o primeiro Mutirão de 2021 será no bairro Sion, nesta quarta-feira (20) das 7h30 às 13h. Os moradores já devem começar a faxina e separar tudo que é inservível como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, objetos que possam acumular água. Tudo deve ser colocado na calçada, na quarta-feira, bem cedo, antes das 7h30, porque os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez. Atenção, pois não serão recolhidos galhos de árvores e entulhos de construção. 
 
A população também pode colaborar no combate à dengue fazendo denúncias ao Setor de Vigilância Ambiental pelo telefone 3690-2230 ou pelo e-mail  denguedenuncias@varginha.mg.gov.br ou à Guarda Civil Municipal pelo 153. 
 
A Prefeitura já começou nessa segunda-feira (18), a panfletagem para orientar os moradores do Sion. José Donizte de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental, explica que devido a extensão do Bairro Jardim Sion, o mutirão será dividido em duas partes: nessa semana e na quarta-feira, dia 27. Confira as ruas onde o Mutirão será realizado nessa semana: 
 
Av. José Elias de Oliveira 
Rua Domingos Brito Braga 
Rua Quinca Procópio Esq. da Rua Domingos Brito Braga até Esq. da Rua 3 
Rua 31 
Rua 1 
Rua 2 
Rua 3 
Rua Nicolino Moraes, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth de Carvalho 
Rua Antônio Plácido de Barros, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth de Carvalho 
Rua Estevam Bíscaro, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Augusto Foresti 
Rua Humberto Conde, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Sebastião Otaviano da Silva, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Dr. Adelson Barros, Esq Rua Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth Carvalho 
Rua Celso Paiva 
Rua Maria Roquim Vidal 
Rua Francisco da Silva Paiva 
Rua José Vicente Ferreira 
Rua José Augusto Gomes 
Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Lucas Prazeres Reis 
Rua Rafaela Cunha Martins 
Rua José Trolezi 
Rua Aurélio Pinto 
Rua Osmar José Batista 
Rua Idame Mafra Trolezi 
Rua José Sebastião Boareto 
Rua José Guedes 
Rua Augusto Foresti 
Rua José Millen Salles 
Rua Ten. Liberalino Ramos 
Av Ruth de Carvalho, Esq. Rua José Elias de Oliveira até Esq. Av Celina Ferreira Ottoni 
Av Dr. José Justiniano dos Reis, Esq. Rua Domingos Brito Braga até Esq. Av Celina Ferreira Ottoni 
Av Celina Ferreira Ottoni, Esq. Av. José Justiniano até Esq. Av. Ruth de Carvalho 
Praça Santo Agostinho 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)