Notícias | Cidades
Levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes Aegypti em Varginha; Mutirão de Limpeza retorna nesta semana no bairro Sion
Da redação | 18/01/2021 - 20:02:14
Foto: Reprodução Internet
(Foto: Reprodução Internet)

A Prefeitura de Varginha divulgou nesta segunda-feira (18) os resultados do 1º (primeiro) LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2021. Realizado entre dos dias 11 e 13 de janeiro, o LIRAa classificou o município como Médio Risco de infestação do mosquito Aédes Aegypti.

 
O LIRAa é um levantamento que consite em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo Programa do Ministério da Saúde, sendo realizado em todo o território nacional em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis. Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.
 
Neste primeiro levantamento foram encontrados 149 focos do Aedes Aegypti. Os bairros com maior infestação são Sion, Cruzeiro do Sul, Carvalhos, Centenário e Mont Serrat. Os recipientes mais comuns que foram flagrados com focos foram caixa de coleta de água da chuva, pratos de plantas, pneus e latas. 
 
O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho, pede à população para dedicar 15 minutos por semana para eliminar todos os recipientes que possam virar ambiente propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue. “O mosquito tem o ciclo biológico cujos ovos podem eclodir de 7 em 7 dias e vale destacar que 80% dos casos de dengue acontecem por contaminação dentro de casa”, alerta o secretário. Ele ainda lembra que “prevenir sempre é o melhor caminho para evitar doenças”.
 
Mutirão de Limpeza
 
Para ajudar a população a evitar a dengue na cidade, a Prefeitura desenvolve diversas ações como o Mutirão de Limpeza e a colocação de tampas e caixas d´água de imóveis abandonados ou pessoas carentes. 
 
Baseada no LIRAa, a Prefeitura decidiu que o primeiro Mutirão de 2021 será no bairro Sion, nesta quarta-feira (20) das 7h30 às 13h. Os moradores já devem começar a faxina e separar tudo que é inservível como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, objetos que possam acumular água. Tudo deve ser colocado na calçada, na quarta-feira, bem cedo, antes das 7h30, porque os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez. Atenção, pois não serão recolhidos galhos de árvores e entulhos de construção. 
 
A população também pode colaborar no combate à dengue fazendo denúncias ao Setor de Vigilância Ambiental pelo telefone 3690-2230 ou pelo e-mail  denguedenuncias@varginha.mg.gov.br ou à Guarda Civil Municipal pelo 153. 
 
A Prefeitura já começou nessa segunda-feira (18), a panfletagem para orientar os moradores do Sion. José Donizte de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental, explica que devido a extensão do Bairro Jardim Sion, o mutirão será dividido em duas partes: nessa semana e na quarta-feira, dia 27. Confira as ruas onde o Mutirão será realizado nessa semana: 
 
Av. José Elias de Oliveira 
Rua Domingos Brito Braga 
Rua Quinca Procópio Esq. da Rua Domingos Brito Braga até Esq. da Rua 3 
Rua 31 
Rua 1 
Rua 2 
Rua 3 
Rua Nicolino Moraes, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth de Carvalho 
Rua Antônio Plácido de Barros, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth de Carvalho 
Rua Estevam Bíscaro, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Augusto Foresti 
Rua Humberto Conde, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Sebastião Otaviano da Silva, Esq. Domingos Brito Braga até Esq. Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Dr. Adelson Barros, Esq Rua Domingos Brito Braga até Esq. Av Ruth Carvalho 
Rua Celso Paiva 
Rua Maria Roquim Vidal 
Rua Francisco da Silva Paiva 
Rua José Vicente Ferreira 
Rua José Augusto Gomes 
Rua Maximiano Pereira Simões 
Rua Lucas Prazeres Reis 
Rua Rafaela Cunha Martins 
Rua José Trolezi 
Rua Aurélio Pinto 
Rua Osmar José Batista 
Rua Idame Mafra Trolezi 
Rua José Sebastião Boareto 
Rua José Guedes 
Rua Augusto Foresti 
Rua José Millen Salles 
Rua Ten. Liberalino Ramos 
Av Ruth de Carvalho, Esq. Rua José Elias de Oliveira até Esq. Av Celina Ferreira Ottoni 
Av Dr. José Justiniano dos Reis, Esq. Rua Domingos Brito Braga até Esq. Av Celina Ferreira Ottoni 
Av Celina Ferreira Ottoni, Esq. Av. José Justiniano até Esq. Av. Ruth de Carvalho 
Praça Santo Agostinho 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacinação contra Covid-19 - 08/03/2021
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (8) que espera ter, neste mês, de 25 milhões até 28 milhões de doses entregues aos estados para cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vacina contra a Covid-19 - 08/03/2021
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera produzir um milhão de doses da vacina contra a covid-19 por dia até o final de março.
Direitos políticos recuperados - 08/03/2021
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Economia - 08/03/2021
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (8) que o valor médio do novo auxílio emergencial deve ser de R$ 250 por pessoa.
Boletim do coronavírus - 08/03/2021
Nesta segunda-feira (08), Varginha confirmou 53 novos casos de Covid-19.
Máxima de 29°C na quinta - 08/03/2021
Uma frente fria que avança ao largo da costa do Sudeste, reforça a instabilidade sobre o estado de Espírito Santo e Minas Gerais.
Estado estudava junção - 08/03/2021
Em novembro de 2020, o governador Romeu Zema determinou que fossem feitos estudos a respeito da possibilidade de integração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Ger
Veja a programação - 08/03/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com intensa vacinação dos idosos, contra a Covid-19.
Dia Internacional da Mulher - 08/03/2021
Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Homenagem ao mês da mulher - 08/03/2021
A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) acaba de lançar dois cafés especiais da linha Montrês: Jade e Íris, totalmente produzidos por mulheres.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)