Notícias | Covid-19

Varginha já está preparada para o início da vacinação contra a Covid-19 que começa na próxima quarta-feira

Da redação | 17/01/2021 - 21:10:16

A vacinação contra a covid-19 começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito neste domingo (17), pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante coletiva no Rio de Janeiro. 

Segundo o ministro, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. O uso emergencial da CoronaVac foi aprovado hoje (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Em Varginha, o plano de vacinação contra a Covid-19 está pronto desde 11 de dezembro de 2020. De acordo com o secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho, o planejamento interno começou em setembro e previu situações como a necessidade de seringas e de demais insumos. 
 
O município adquiriu antecipadamente 60 mil seringas com agulhas e demais insumos descartáveis que estão em estoque na cidade desde o final do ano passado. Além disso, aprontou 28 câmaras frias para armazenar as doses.
 
Na última segunda-feira (11), Varginha recebeu mais 40 mil seringas com agulhas oriundas da Secretaria de Estado de Saúde – SES. Varginha foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber as seringas do Governo do Estado.
 

Parte do estoque de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid em Varginha (Foto: Assom)
 
“São 40 mil unidades entregues durante a visita do governador Romeu Zema, nessa semana à cidade que se somam ao estoque de 60 mil que já temos totalizando 100 mil seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid em nossa cidade junto com as 28 câmaras frias que estão prontas para receber as vacinas”, explicou o prefeito Vérdi Melo.
 
A vacinação contra a Covid-19 em Varginha segue o Plano Nacional de Imunizações – PNI - que prevê grupos específicos por etapas para receber as doses. 
 
Distribuição
 
De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a responsabilidade da operação logística será dos municípios, definindo quem são os grupos prioritários a receberem as primeiras doses. Segundo o ministro, as doses começarão a ser entregues aos estados a partir das 7h desta segunda-feira (18), com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo.
 
“Os grupos prioritários são mais controlados. Idosos em instalações de longa duração (asilos), que a vacina vai até eles, profissionais de saúde que estão na linha de frente, em que forma de comunicação é em outro nível, vai no aplicativo Conecte SUS, onde faz a inscrição para a vacinação, os índios aldeados, [que a vacinação] vai até a aldeia. Então esses grupos iniciais são mais simples de serem trabalhados. Isso vai dando tempo para a estrutura se organizar para os públicos maiores. Neste momento, os prioritários são muito mais simples de se fazer. E isso está no plano de execução do município, que executa a vacinação”, explicou o ministro.
 
Desse modo, as salas de vacinação em Varginha foram distribuídas nos locais como se segue:
 
- Unidade Central de Vacinação (Policlínica Central) - das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira para as imunizações do calendário habitual e para coordenar os grupos de vacinação itinerante; e funcionará das 15h  às 21h, de segunda à sexta-feira e nos sábados das 7h às 17h, especificamente para a vacinação contra a Covid.
 
Do mesmo modo, haverá 4 unidades de vacinação de quadrante a saber:
- Policlínica Sion
- Policlínica Mont Serrat
- Policlínica Caic I - Imaculada
- Policlínica Caic II – Cidade Nova.
 
“Assim o munícipe poderá procurar pela unidade de vacina de quadrante mais próxima de si, a exemplo da experiência exitosa das unidades de gripe que atendem com horário diferenciado criando maior comodidade para os varginhenses”, explica Luiz Carlos. 
 
Acrescente-se que além das salas de vacina já existentes outras serão ativadas, para imunizações do calendário e campanhas do PNI, a saber as UBS´s:
- Girassol
- Vargem
- Fátima II
- Centenário
- Novo Tempo
- Corcetti
- Jardim Áurea
- Damasco/Santa Mônica
- Rio Verde
 
Quem será o primeiro imunizado em Varginha?
 
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho, após uma reunião na última semana, foi apresentada uma indicação pela Secretaria de Saúde, para que José Ferreira, conhecido por “Mudinho”, morador do Lar São Vicente de Paulo, seja o primeiro imunizado na cidade. Mudinho completou 111 anos no último dia 10 de janeiro.
 
Equipes Itinerantes
 
Também estarão disponibilizados locais para vacinações das equipes itinerantes, a exemplo do que será feito no ambulatório do Inprev. “Nós teremos as equipes de vacinação itinerante para ir a grupos específicos e locais diferenciados como igrejas, templos, empresas e instituições”, adianta Luiz Carlos. Em um total de 16 salas de vacina ativadas em unidades básicas de saúde, a Prefeitura vai dar prosseguimento à vacinação de rotina sendo que esses locais estarão prontas para quando um demonstrativo maior de vacinas for disponibilizado para a população. 
 
Contratações
 
Para robustecer a logística de vacinação, a Prefeitura de Varginha poderá fazer edital de reserva técnica para contratação de recursos humanos que forem necessários para acrescer ao quadro existente.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)