Notícias | Geral

O Brasil está quebrando em quais formas?

Da redação | 11/01/2021 - 14:56:03

Recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro declarou que o Brasil está quebrado e que não há muito o que ser feito a respeito. Ele deu essa declaração quando particularmente falava sobre a mudança no imposto de renda. O Presidente, quando estava em campanha, havia prometido que faria algo sobre o imposto de renda, isso não aconteceu e o próprio já admitiu que não vai ser possível. Mas, em quantos setores o Brasil está quebrado? Sabemos que a educação não está indo tão bem, há algumas instituições de ensino que querem que o aluno descubra como fazer um artigo acadêmico por conta própria devido a suspensão das aulas. Há políticos que encontram formas de se beneficiar com a pandemia e assim por diante. Vamos analisar tudo agora.

A economia é o aspecto mais óbvio
 
Paulo Guedes foi quem melhor descreveu a situação brasileira. Nas palavras do Ministro da Economia: fomos atingidos por um meteoro. Uma das formas mais aceitas para conter a pandemia é através do lockdown. O que implica na suspensão de várias atividades econômicas. Bares, restaurantes e academias são exemplos de negócios que foram radicalmente afetados. As praias também foram fechadas e até hoje, em algumas regiões, seguem nesta situação, o que já é o bastante para tirar o sustento de milhares de trabalhadores informais que dependem da praia. O auxílio emergencial foi lançado para ajudar nesses casos, mas 600 reais por mês não é o bastante para muita gente. Sem falar que distribuir auxílio para milhões de brasileiros é o bastante para preocupar todo o Governo Federal.
 
A educação está parada em diferentes níveis
 
O ano letivo foi praticamente suspenso em 2020. É claro que algumas instituições de ensino conseguem algo através de aulas remotas. Entretanto, a suspensão das aulas presenciais é o bastante para prejudicar o ano letivo de qualquer escola, faculdade, curso e etc. O Governo Federal já definiu a data para o retorno das aulas, isto seria em março. Mas já há rumores de que a data vai ser adiada, novamente, se não houver a superação da pandemia. O Governo Federal também anunciou que em 2021 haverá 93 mil vagas para o FIES, programa que financia a formação de estudantes em faculdades privadas. O problema é que o FIES usa a nota do Enem, este que tem data definida para janeiro, mas já há pedidos para adiamento. Sem falar que, mesmo que os alunos sejam aprovados pelo FIES, não há expectativas para o retorno as aulas. A educação está tão travada que estudantes estão fazendo todos os trabalhos em casa, sites como o mystudybay.com.br prosperam por isso.
 
A política brasileira está quebrada, uma análise sobre o auxílio emergencial
 
Quando o auxílio emergencial foi lançado, Bolsonaro obteve a popularidade mais alta. Algo similar ao que aconteceu com o PT e o Bolsa Família. Já há quem pense na prorrogação do auxílio não como ajuda a população, mas como forma de definir as eleições.
 
Considerações finais
 
Não há dúvidas de que o Brasil começa o ano de 2021 quebrado, mas isso vai muito além da economia. Levará muito tempo para voltar a ver o Brasil crescer de verdade. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)