Notícias | Covid-19
Iago Almeida / Varginha Online | 07/01/2021 - 10:55:48
Lista mostra jovens contaminados pela Covid-19 e que estiveram em Capitólio durante o final de ano
Foto: Varginha Online
(Foto: Varginha Online)

Capitólio continua sendo o assunto neste início de ano. Após o acidente que matou três jovens no complexo de cachoeiras na cidade, após um cabeça d'água, um novo assunto colocou o município entre os mais comentados nesta semana. 

Uma lista com nomes de infectados pela Covid-19 em Escarpas está circulando no WhatsApp dos jovens que frequentaram o local durante as festas de fim de ano. Chamada de ''Os coronados de Escarpas'', a lista foi criada como forma de identificar contaminados e repercutir a disseminação do vírus. 
 
De  28 de dezembro a 3 de janeiro, a cidade foi tomada por jovens e adolescentes e ficou lotada, recebendo um dos maiores públicos de todos os anos, mesmo diante a pandemia do Coronavírus. Segundo informações de quem passou o feriado na cidade, nenhuma ação foi tomada pela prefeitura para evitar aglomerações.
 
 
Em entrevista ao Estado de Minas, jovens, que não quiseram se identificar, relataram como foi estar em meio as festas e tanta gente. Um dos jovens afirmou que a lista foi a solução que os jovens arrumaram para identificar os contaminados. Apesar disso, existem mais pessoas que contraíram o vírus e que estiveram nas festas e aglomerações. 
 
“Escarpas estava lotado. Os carros chegavam a parar no meio da rua onde tinha festa e ficavam buzinando. Era normal entrar numa rua e achar quatro festas gigantes com muita gente. De vez em quando, chegava polícia e pedia para abaixar o som. Outra coisa que a gente fazia era sair de barco. Mas nesses ‘rolês’ tinha muita gente. Tinha um deck que sempre estava cheio, evitei ir para lá”, explica o jovem.
 
“Foram várias cenas de negligência. Infelizmente, a máscara não era uma coisa recorrente. Acho que as pessoas que foram para Escarpas, assim como eu, deveriam ter um pouco de empatia e responsabilidade, porque as pessoas que resolveram ficar em BH não devem sofrer com as consequências de algo que elas não escolheram fazer. Então, devemos seguir o isolamento e fazer o teste na hora certa”, completa o jovem.
 
Outra jovem ainda contou que a lista está equivocada, porque, segundo ela, muitos nomes ainda não fizeram o teste. “Muita gente pegou. Não tem como negar. Tem nome na lista que não fez o teste e tem pessoas que deram positivo e não estão lá”, explicou.
 
Procure uma unidade de saúde, em caso de sintomas
 
De acordo com o médico infectologista e secretario de saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho, "quem se expôs em aglomerações, confraternizações intrafamiliares ou viagens por oportunidade das festas de fim de ano, é importante que ao retornar para casa, permaneça em quarentena e subservando com relação de surgimento de sinais de sintomas. Inclusive mantendo as medidas de prevenção dentro do próprio domicilio, justamente para proteger nossos idosos e grupos de riscos", afirmou o Secretário que pediu colaboração da população varginhense, no início da semana. 
 
O Secretário afirmou que é importante buscar atendimento precoce, para que as medidas sejam tomadas e os casos não evoluam para complicações. Cinco unidades de saúde, uma em cada quadrante de Varginha, estão com horários especiais de atendimento para pacientes com síndrome gripal: UPA - 24h e UBSs Santana, Canaã, Barcelona e Bom Pastor - segunda a sexta-feira das 15h às 21h e sábados de 7h às 17h.
 
"A qualquer sinal e sintoma de síndrome gripal ou de suspeita de Covid-19, uma unidade deverá ser procurada. Lembrando que são as unidades de gripe que farão o acompanhamento e monitoramento médico e a testagem", solicitou o Secretário.
 
"É importante lembrar as medidas simples de prevenção da Covid-19: higiene das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel; o distanciamento social de se manter a mais de um metro e meio entre um indivíduo e outro; e o uso adequada de máscaras, tampando nariz e boca, fora de casa, trocadas a cada três horas ou antes se estiverem úmidas, ou dentro de casa, redobrando as medidas de prevenção caso tenha alguém suspeito ou positivo para Covid-19" , encerrou Dr. Luiz Carlos.
 
Observação 

A lista não foi divulgada na matéria, pois é proibido divulgar nomes e resultados obtidos entre pacientes e médicos.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Combate ao Covid-19 - 15/01/2021
Diante do grave cenário vivenciado pelo Amazonas por causa do avanço acelerado da covid-19, o governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (15/01), que vai disponibilizar leitos pediátricos de UTI para tratar crianças amazonenses em Minas Gerais.
Mais chuva a caminho - 15/01/2021
A circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, e a grande disponibilidade de ar quente úmido estão favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o país.
Vereadores atentos - 15/01/2021
Um ofício foi enviado à Prefeitura Municipal, pelos vereadores Daniel Rodrigues de Farias (Dandan), Cristóvão Vilas Boas e Reginaldo Tristão, durante a semana, solicitando atenção especial ao ribeirão que corta o bairro da Vargem, em Varginha.
Cãozinho adotado - 15/01/2021
​​​No dia 04 de dezembro de 2020, contamos a história do cãozinho Théo, que perdeu uma patinha em um acidente em Varginha e precisava de um novo lar.
Número nove na lista - 15/01/2021
Com 100% de aproveitamento desde sua estreia no Ultimate, Amanda Ribas segue traçando um caminho de sucesso dentro da organização.
Post Patrocinado - 15/01/2021
Quem aqui gosta da casa limpa e cheirosa, mas não tem tempo ou não leva jeito com os afazeres domésticos? A Maria Brasileira foi criada exatamente para lhe salvar.
Boletim do coronavírus - 15/01/2021
Nesta sexta-feira (15), Varginha confirmou 65 novos casos de Covid-19.
Marcaram presença - 15/01/2021
Uma cratera se abriu e está fazendo com que o barranco ceda pouco a pouco em uma rua do bairro Jardim Bouganville, em Varginha.
Paraguaçu na lista - 15/01/2021
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira (14), o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika no estado.
Esporte - 15/01/2021
O Boa Esporte começou 2021 a todo vapor e segue montando seu elenco para a temporada. Mais dois jogadores renovaram seus contratos com a equipe boveta: o zagueiro Alex Alves e o volante Willian Gaúcho.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2020 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)