Notícias | Geral

Papa Francisco completa 84 anos hoje, 17 de dezembro; confira vídeo com momentos do pontificado

Iago Almeida | 17/12/2020 - 21:53:34

O Papa Francisco completa nesta quinta-feira, 17 de dezembro, 84 anos. Nestas horas, se multiplicam as felicitações para o seu aniversário - um mosaico de afeto que chega até ao Papa no ano dramático da pandemia.

O papa cumpriu sua agenda rotineira de compromissos, com audiências privadas com líderes religiosos e políticos e a publicação da mensagem pelo Dia Mundial da Paz, que é comemorado em 1º de janeiro. No entanto, a data não passou em branco pelos chefes de Estado e de governo da Itália, bem como da prefeita de Roma. 

 
Em uma longa carta, o presidente Sergio Mattarella destacou que enviava felicitações "em nome do povo italiano" e ressaltou a postura de Jorge Mario Bergoglio ao longo de um ano tão difícil por conta da pandemia de Covid-19.
 
"Milhares de mulheres e homens viveram no curso deste ano que está terminando - e continuam a vivenciar no momento presente - o drama da pandemia e das suas gravíssimas consequências sanitárias, econômicas e sociais. [...] Para cada um, todavia, nunca faltou a proximidade participativa de Vossa Santidade. Pessoas de diversas fés - ou que não professam nenhuma - nos momentos de prova e de solidão puderam constantemente ouvir o apoio e o encorajamento do Papa", escreveu o chefe de Estado.
 
O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, usou as redes sociais para desejar um feliz aniversário para o líder católico. "Seguimos com o máximo respeito o teu compromisso por uma igreja de 'proximidade', sempre constantemente atenta às necessidades dos mais pobres, dos mais frágeis, dos mais pequenos", escreveu em sua conta no Twitter.
 
Por sua vez, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, desejou um "abraço afetuoso de toda a cidade de Roma" e lembrou que "nesse duríssimo período, o seu exemplo e a sua força nos ajudam a enfrentar as dificuldades, a nos comprometermos para construir uma comunidade mais unida e solidária".
 
Em vídeo publicado hoje, o Vaticano repropõe um álbum fotográfico com os instantes mais belos e intensos do pontificado, os sorrisos, os abraços e a proximidade de um tempo que agora parece distante, na espera que o mundo possa revivê-los o quanto antes.
 
Biografia
 
Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Assumiu a missão de Papa da Igreja Católica aos 76 anos. É o primeiro Papa latino-americano.
 
É sacerdote da Companhia de Jesus, conhecidos como Jesuítas. Desde 1998, ocupava a função de arcebispo de Buenos Aires. Estudou e se diplomou como técnico químico. Ingressou no seminário de Villa Devoto em 11 de março de 1958 e começou o noviciado na Ordem dos Jesuítas.
 
Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970, cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Dom Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.
 
No dia 13 de março de 2013, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio era anunciado Papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome Francisco, o nome do santo de Assis, com a ajuda do Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes.
 
No momento em que a votação começava a dar sinais de que Bergoglio seria eleito Papa, Dom Cláudio Hummes, disse-lhe: “Não se esqueça dos pobres”. O então cardeal argentino guardou no coração a palavra do amigo brasileiro e tomou para si o nome do santo.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)